4 de Agosto de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Parque Urbano Ribeirinho nasce em Montemor-o-Velho

18 de Junho 2021

Um novo Parque Urbano Ribeirinho está a nascer em Montemor-o-Velho, numa área com cerca de 79 mil metros quadrados e ao longo de dois quilómetros. Desenvolvido junto ao Leito Padre Estêvão Cabral, o espaço multifuncional promete trazer uma dinâmica renovada à sede de concelho, ao reforçar a ligação da frente ribeirinha ao centro histórico da vila.

Trata-se de uma intervenção de fundo que, como explica a autarquia, ganha ainda maior relevo, já que vem “favorecer a ligação a outros equipamentos desportivos, nomeadamente à Pista de Atletismo e ao Centro Náutico, ao centro histórico, assim como vai incluir percursos pedonais e clicáveis em toda a extensão do parque”.

A requalificação paisagística vem ao encontro da ação desenvolvida pela Câmara no que diz respeito ao reforço das áreas ambiental, social e económica, ao promover não só uma melhoria do espaço público, mas também ao criar condições de atratividade para as diversas faixas etárias, contribuindo assim para uma maior dinâmica da atividade económica local.

“Com um cenário envolvente único, com vista para o Castelo de Montemor-o-Velho, as novas áreas de fruição ribeirinha, que passam pela criação de clareiras multiusos, de um parque lúdico ou de percursos desportivos, deixam antever uma alteração significativa da relação da comunidade e dos visitantes com a frente ribeirinha”, realça o Município.

A obra contempla ainda a reabilitação dos sanitários existentes no Parque de Merendas, a criação de estacionamentos complementares à oferta atual, a colocação de infraestruturas de apoio junto às áreas de realização de atividades coletivas ao ar livre (pontos de luz e água) e a colocação de uma rampa de acesso ao plano de água, de modo a facilitar a entrada de equipamentos de apoio às atividades náuticas.

O “Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 1 – Parque Urbano Ribeirinho – fase1” é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho e representa um investimento de superior a 1,6 milhões de euros, sendo uma operação apoiada pelo Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Largo do Cruzeiro está a ser requalificado

O Largo do Cruzeiro, em Montemor-o-Velho, está a ser requalificado. A intervenção em curso pretende tornar o centro histórico mais atrativo, estando a ser criado um espaço que vai contribuir para a promoção dos produtos endógenos ao dar uma nova “casa” ao Mercadinho de Hortícolas.

Numa lógica de complementaridade, a proximidade ao Mercado Municipal pretende reforçar a dinâmica económica da vila, assim como ser um local para a divulgação da qualidade do arroz carolino do Baixo Mondego, das hortícolas, do mel ou do azeite produzidos no concelho.

De acordo com a autarquia, estas obras, que representam um investimento superior a 165 mil euros, irão também melhorar a segurança pedonal e rodoviária, nomeadamente com o aumento da área de passeios, redefinição das passagens de peões e o reajustamento das relações entre o trânsito automóvel e o pedonal.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM