28 de Maio de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Parque Infantil e Sénior nasce em Torre de Vilela

10 de Janeiro 2020

Começou esta semana a construção do Parque Infantil e Sénior de Torre de Vilela, uma obra há muito ansiada pela comunidade e que está agora finalmente no terreno. De acordo com o presidente da União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela, Horácio Costa, o parque deve estar concluído dentro de três meses, portanto mesmo a tempo de dar as boas vindas à comunidade numa altura em que começa também a primavera e o tempo mais aprazível que convida a sair de casa, ao lazer e à prática do exercício físico.

O novo parque representa um investimento de 45.765,15 euros (mais IVA), sendo uma das obras contempladas nos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências assinados entre a Câmara de Coimbra e as juntas e uniões de freguesia.

“Este parque surge com o objetivo de proporcionar às nossas crianças e adultos mais e melhores infraestruturas para o desporto e lazer”, explica Horácio Costa. O autarca recorda que este projeto estava planeado há já bastante tempo e que foi agora “finalmente desbloqueado”, tendo sido necessário “reunir esforços e meios financeiros para criar as condições para que a obra avançasse”.

Horácio Costa defende que toda a população merece a mesma atenção. Lembra que o parque de Trouxemil foi reaberto no início do seu mandato e espera que o de Torre de Vilela esteja brevemente ao serviço da comunidade. “Estamos a falar de um projeto de uma Junta de Freguesia que tem 50 mil euros em obras anualmente e que está a investir esse valor apenas numa localidade e numa obra. Isso demonstra a importância que lhe damos e estamos convictos de que era uma falta e uma necessidade que ali existia”, sublinha.

O novo parque vai ficar dotado com vários equipamentos desportivos direcionados à população sénior e também equipamentos de diversão infantil, como escorregas e baloiços. Está a ganhar vida em frente à Junta de Freguesia de Torre de Vilela, uma área que o autarca tem vindo a dinamizar e que quer transformar numa “zona central da freguesia”, encontrando-se já nesta área a sede da Junta mas também a Escola de Música e a Loja Social.

Horácio Costa pretende que seja também construído nessa zona um Pavilhão Multiusos, que possa servir para a prática desportiva mas também para muitas outras realizações, como a Festa da Freguesia (que arrancou no ano passado com grande sucesso), feiras de artesanato, feiras de produtos regionais e outras iniciativas que possam surgir.

O autarca recorda que esteve projetada para aquela área a construção do Centro Desportivo Coimbra Norte, um projeto que considera “megalómano” para as “necessidades reais” daquela UF. “Achamos melhor redimensionar aquele projeto à nossa dimensão e às nossas necessidades. O dinheiro pertence a todos e há que saber investi-lo. A nossa ideia é que aquele seja um espaço multiusos, que permita a prática desportiva mas que seja também um local de encontro e usufruto da comunidade, onde se vão poder realizar iniciativas várias, colmatando assim uma lacuna que sentimos, uma vez que não temos um espaço nosso com estas características”, explica.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM