28 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Parque canino nasce na Avenida Elísio de Moura

12 de Março 2021

O parque canino está já em construção na Avenida Elísio de Moura, na Freguesia de Santo António dos Olivais. Este projeto, que venceu o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Coimbra em 2019, visa a construção de um espaço próprio para os cães, onde se possam exercitar e socializar.

Da autoria de Catarina Lopes Serra, o projeto previa um investimento de 50 mil euros, valor que sobe para 120 mil euros, uma vez que irá contemplar também melhoramentos no espaço contíguo ao parque, de forma a que o espaço possa ser usufruído por todos. Assim, para além da implementação do projeto escolhido pelos cidadãos, a autarquia decidiu requalificar o espaço público envolvente, através da criação de alguns caminhos pedonais para utilização deste novo local por um público mais alargado, área de passeio e lazer e instalação de iluminação pública.

O parque canino vai dinamizar um espaço que se encontrava até agora despovoado, entre a Avenida Elísio de Moura e a Rua Monsenhor Alves Brás. Conta com uma área de 1.200 metros quadrados (m2), onde os cães se podem exercitar e socializar, que será dividida em duas áreas, uma com 800 m2 para cães de grande porte e outra com 400 m2 para animais mais pequenos. De acordo com a autarquia, o espaço será totalmente fechado por uma vedação metálica e nas frentes em que confina com o caminho pedonal haverá uma faixa verde plantada com sebes arbustivas e árvores de sombreamento, de forma a permitir a separação visual exterior/interior, evitando assim potenciais conflitos.

Os dois espaços de recreio canino serão sombreados por árvores. Complementarmente, o projeto prevê a colocação de um elemento de sombreamento do tipo pérgula em madeira e alguns bancos em betão para usufruto dos donos dos cães. O parque será equipado com vários elementos, como bebedouros para cães, dispensadores de sacos, recipientes para dejetos e placa informativa. Serão ainda colocados equipamentos para cães grandes, como barreira de saltos, com três alturas distintas, prancha, sobe e desce e gincana com nove postes; e para cães pequenos, aro para saltos, túnel canino 2000 madeira, prancha e sobe e desce.

Serão também colocados bancos no exterior do parque, assim como um bebedouro, de modo a que este local possa ser usufruído pela restante população. Está também prevista a colocação de rega gota-a-gota nas árvores e nos arbustos a plantar, de rega por aspersão na zona semeada, e, ainda, de uma boca de rega que possa ser usada para higienização. Está igualmente contemplada uma drenagem da caixa de areão.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM