26 de Outubro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Outubro Rosa” alerta para importância da prevenção do cancro da mama

25 de Setembro 2020

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa” que, neste mês dedicado à luta contra o cancro da mama, pretende alertar para a importância da vigilância, da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Ao longo de todo o mês, o Núcleo Regional do Centro da LPCC vai desenvolver várias iniciativas com o objetivo de potenciar o impacto deste movimento, lançando o desafio às mulheres, famílias, entidades da sociedade civil e entidades diversas. Nesse sentido, serão reforçadas, por um lado, as parcerias estabelecidas anteriormente – nomeadamente no âmbito do evento anual “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, caminhadas que habitualmente integram o “Outubro Rosa” e que somam 10 edições – mas também procurando novas.

Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar ações de angariação de fundos, a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, a disponibilizar mediante solicitação dos interessados.

“A participação é fácil e está ao alcance de todos que, de forma institucional, individual ou em pequenos grupos, podem organizar uma atividade de angariação de fundos ou, simplesmente, divulgar as mensagens desta campanha junto dos que os rodeiam”, explica o Núcleo, esclarecendo que todos os materiais de sensibilização e divulgação necessários, assim como merchandising, são disponibilizados por si.

As inscrições para a iniciativa “Outubro Rosa 2020” e toda a informação da campanha encontram-se disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/. Se necessário, os interessados podem contactar o Núcleo Regional do Centro da LPCC através do telefone 239 487 490 ou pelo e-mail outubrorosa.nrc@ligacontracancro.pt.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC vai assinalar ainda, simbolicamente, a 3 de outubro, o evento “Pequenos Passos Grandes Gestos”. Considerando o estado de contingência provocado pela Covid-19, as caminhadas solidárias não se realizarão nos moldes habituais mas, sempre que possível, haverá voluntários nos pontos habituais de partida das sete cidades onde se costumam realizar estes eventos – Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu – para informar, sensibilizar e entregar materiais da campanha “Outubro Rosa”.

A LPCC recorda que o cancro da mama é o tipo de tumor mais comum na mulher e o segundo mais frequente em todo o mundo, de acordo com os últimos dados da International Agency for Research on Cancer. Apesar de não ser um dos mais letais, em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama, a nível mundial. Em Portugal, em 2018, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes provocadas pela doença.

Liga procura voluntários para grupo de ajuda

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) está a realizar grupos psicoeducativos, constituídos por doentes oncológicos que se reúnem semanalmente, com intuito de partilhar experiências pessoais relacionadas com a vivência da doença oncológica.

As sessões deste programa, designado “Cuidar de mim”, vão decorrer sob a orientação de psicólogos da Unidade de Psico-Oncologia da LPCC.NRC. A primeira edição, a iniciar brevemente, é dirigida a um grupo de mulheres com cancro da mama, previamente selecionadas pela equipa. Terá lugar na sede da LPCC.NRC, com a participação máxima de seis a oito participantes, decorrendo em nove sessões, de 90 minutos cada. São condições de participação neste primeiro grupo ter recebido um diagnóstico de cancro da mama não metastático nos últimos 18 meses e submeter-se a uma entrevista de seleção. As inscrições, gratuitas e obrigatórias, podem ser efetuadas em www.ligacontracancro.pt/cuidardemim/.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM