23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ourivesaria Costa celebra quarta feira 84 anos

6 de Novembro 2020

A Ourivesaria Costa completa 84 anos na quarta feira, 11 de novembro. Situada na Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra, celebra mais um aniversário com muito orgulho, apesar dos tempos instáveis que se vivem no país.

O proprietário, José da Costa, que está neste estabelecimento há já 77 anos, assume que é com “muita alegria” que vê esta casa chegar aos 84 anos. Lembra que, atualmente, a Ourivesaria Costa é “a mais antiga ourivesaria de Coimbra” e espera que continue a “eternizar” momentos por muitos mais anos.

José da Costa lamenta os impactos negativos que a pandemia da Covid-19 está a ter em todos os setores de atividade. No caso do seu estabelecimento, regista “uma quebra mensal de mais de 70 por cento na faturação, comparativamente à média dos últimos anos”. Recorda que, logo no início da pandemia, em março, as lojas estiveram cerca de mês e meio fechadas e que no primeiro mês de atividade não houve grande diferença. “Foi quase como se estivéssemos fechados, o negócio esteve praticamente parado. Entretanto começou a melhorar ligeiramente mas há dias muitos tristes”, lamenta.

Apesar de não haver ainda perspetivas de melhorias, congratula-se por mais este aniversário, por “estarmos cá”, sendo certo que desistir não faz parte da sua filosofia.

A Ourivesaria Costa quer continuar o seu percurso e quer continuar a ajudar a celebrar momentos especiais, como tem vindo a fazer sempre ao longo destes 84 anos, orgulhando-se de servir várias gerações – avós, filhos e netos.

Referência na Baixa de Coimbra, esta casa acompanhou sempre as várias fases que o país viveu – vibrou com os tempos áureos do comércio mas soube também ultrapassar os momentos de crise, preocupando-se sempre em servir o melhor possível o cliente, ajudando a tornar cada data e celebração ainda mais especial.

José da Costa recorda que chegou a este estabelecimento quando era ainda um “miúdo”, tendo passado já 77 anos. Num misto de orgulho e emoção, lembra que cresceu a par com este negócio, tendo aprendido o ofício com apenas 10 anos. Apesar do nome o sugerir, não esteve na fundação desta Ourivesaria, que nasceu a 11 de novembro de 1936, fruto de um projeto de três sócios, um deles Manuel da Costa, mantendo-se a designação original até à atualidade.

Ao longo de todas estas décadas, a Ourivesaria Costa recebeu clientes de vários pontos da cidade, da região e do país. O setor do ouro sempre foi muito apetecível e tempos houve em que representava mesmo a segurança das famílias. Hoje, apesar da mudança dos tempos, continua a ser um metal precioso muito sedutor, uma escolha de eleição para quem quer marcar uma data especial ou eternizar um momento.

José da Costa está acompanhado neste estabelecimento pelo colaborador Adérito Cioga, que também aí chegou aos 14 anos e onde está já há 32 anos. Ambos têm sempre uma palavra especial para quem chega e orgulham-se dos muitos clientes que, neste percurso, se tornaram amigos, ajudando a construir esta Ourivesaria que quer continuar a servir Coimbra e quem mais aí viver, do país ou do mundo.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM