A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove amanhã (5 de junho), às 21h00, o webinar “Solidariedade em tempos de Covid”.
Através desta sessão, a SRCOM pretende dar a conhecer as iniciativas “Camião da Esperança” e “Todos Por Quem Cuida” e perceber o impacto que estes projetos têm junto da sociedade civil.
“Perante o contexto de especial complexidade face à pandemia Covid-19, a solidariedade cresceu sempre a par e passo com a necessidade de dar resposta, em tempo útil, às situações mais emergentes. Em Portugal, a resposta tem sido inexcedível juntando a dedicação de milhares de profissionais, de empresas, instituições públicas e privadas, doadores anónimos”, recorda a SRCOM.
Assim, na videoconferência de amanhã, vão estar em destaque dois movimentos solidários que muito têm contribuído para minimizar o impacto da pandemia na sociedade portuguesa.
“Todos por Quem Cuida” é a iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – e de outras instituições da sociedade civil, que continua a receber o contributo de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a Covid-19.
O “Camião da Esperança” resulta da iniciativa conjunta da Galp, Rádio Comercial e TVI, visando dar resposta e minimizar o impacto da pandemia nas zonas do interior de Portugal Continental, através do aumento de testes para SARS-CoV2 realizados em zonas consideradas mais carenciadas, apoiando também a prestação de cuidados de saúde e outros serviços essenciais.
Esta videoconferência vai contar com as intervenções de Susana Pinto (jornalista da TVI e membro do projeto “Camião da Esperança”), Paulo Costa (diretor geral da GlobalSport e membro do projeto “Camião da Esperança”), Alexandre Marques (diretor médico da Mundipharma Portugal e membro do projeto “Camião da Esperança”) e Inês Mesquita (anestesiologista, membro do projeto “Todos Por Quem Cuida” e do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos). Na moderação vão estar Filipa Coutinho (interna de Ginecologia/Obstetrícia e membro da SRCOM) e Lara Sutil (MGF e membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos).
A sessão vai ser transmitida em direto, através da plataforma digital Zoom e na página de Facebook da SRCOM. É aberta a todos os interessados.