21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ordem dos Médicos debate ciência em tempo de pandemia em Coimbra

21 de Maio 2021

“A ciência em tempo de pandemia” é o tema do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, evento que vai decorrer nos dias 31 de maio e 1, 2 e 3 de junho, na antiga Igreja do Convento São Francisco, com transmissão pela internet.

Este encontro vai juntar médicos, cientistas, personalidades de outros setores estruturantes e a sociedade civil para debater o impacto que a pandemia tem tido em Portugal e no mundo, com o objetivo de antecipar e preparar os desafios futuros.

“Nunca o papel da saúde, da medicina e da ciência foi tão reconhecido na sociedade. Acreditamos que o caminho e que as respostas do futuro estão na capacidade destas três áreas procurarem construir juntas o futuro. A Ordem dos Médicos quer continuar a estar do lado da solução e vamos fazer deste encontro um palco de debate com oradores de grande qualidade que nos ajudarão a encontrar as melhores respostas”, destaca o Bastonário da Ordem dos Médicos e presidente do Congresso, Miguel Guimarães.

Adianta que, pela primeira vez, será promovido “um congresso de caráter mais científico, com os colégios das várias especialidades a promoverem momentos específicos para discutirem o estado da arte das suas áreas, o que será essencial para a atualização dos médicos, e também para preparar o país em termos de políticas de saúde”.

“Colocar a liderança clínica no centro da mudança é a melhor homenagem que podemos fazer à qualidade, solidariedade e humanismo dos nossos médicos, evidenciada com a pandemia”, reforça, lembrando que este evento vai decorrer “num momento particularmente diferente das nossas vidas”, que demonstrou “a importância da união em comunidade e da solidariedade de modo a enfrentar o desafio de uma crise sanitária, social e económica sem precedentes na atual escala global”.

Para Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, “este é um congresso que pretende responder a todas as grandes questões levantadas em mais de um ano de pandemia e olhar para o nosso futuro com esperança”, trazendo para o debate “muitos dos temas que nos têm preocupado a todos”.

Nomes de relevo, tanto a nível nacional como internacional, estão no programa deste evento, como o coordenador da Task Force, Henrique de Gouveia e Melo, o presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, e a diretora do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças, Andrea Ammon.

Em debate estarão temas como “Pandemia: História, Ciência e Pessoas”, “O Papel dos Médicos na pandemia”, “Economia em Saúde – Desafios para o futuro”, “Gestão em saúde – reajustar as políticas públicas de saúde por experiência da pandemia”, “Covid-19 na Europa: perspetivas e abordagens”, Pandemica MENTE – O Aqui e o Agora em Saúde Mental”, “Variantes e capacidade de testagem” e “Covid-19: Desafios do processo global de vacinação”.

O congresso culminará com a entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos aos profissionais que, pela sua atividade e mérito pessoal, profissional, académico ou associativo tenham contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM