20 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Optometristas apoiam escolas com recursos limitados

25 de Janeiro 2019

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) é a organização responsável pela tradução para português da “Norma de orientação para a saúde escolar da visão em países de baixo ou médio rendimento”, um documento elaborado pelo Grupo de Trabalho para a Saúde Escolar da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).

Segundo a IAPB, o objetivo desta diretiva é fornecer orientações dirigidas a profissionais prestadores dos cuidados de saúde visual, professores, pais, autoridades de saúde, entre outros.

Para o presidente da APLO, Raúl Sousa, “o papel dos optometristas é fundamental, tal como é descrito na norma, na promoção e prevenção da saúde visual, assim como na intervenção para a restaurar”. Assim sendo, destaca que a tradução elaborada pela APLO “representa mais um contributo dos optometristas portugueses no combate da deficiência visual e cegueira no mundo”. Raúl Sousa refere, ainda, que “esta é mais uma prova do empenho e competência que os optometristas têm na garantia de uma melhoria da saúde visual de todos nós, um facto que as instâncias legislativas não devem descurar”.

O documento pode ser consultado no site da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, em https://www.iapb.org/wp-content/uploads/Guidelines-School-Eye-Health-Programmes-Portuguese.pdf.

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria representa os optometristas em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.145 membros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM