27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

OP de Poiares quer continuar a envolver comunidade

7 de Fevereiro 2020

O Município de Vila Nova de Poiares lançou, no sábado, a quarta edição do Orçamento Participativo (OP) 2020, iniciando-se assim o período para a apresentação de propostas para as vertentes “Geral” e “Jovem”, cada uma com uma verba destinada de 25 mil euros.

Tal como tem sucedido nas últimas edições, o OP visa o envolvimento da comunidade na vida do concelho, desafiando jovens e adultos a apresentarem projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do território.

As propostas podem ser apresentadas até 30 de abril e podem participar no OP Jovem associações juvenis e todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho, até 30 de abril.

Em relação ao OP Geral, somente as pessoas coletivas com sede no Município e os cidadãos com idade superior a 35 anos que sejam naturais, residentes ou trabalhadores no concelho podem participar.

Para João Miguel Henriques, presidente da Câmara, “esta iniciativa é um exemplo de democracia e cidadania ativa, em que os cidadãos são chamados a desempenhar um papel mais ativo na vida da sua comunidade, sobretudo porque lhes permite definir em concreto o destino dado a uma parte do orçamento municipal”. Espera, ainda, “uma grande mobilização por parte de todos, proponentes e votantes, o que se traduzirá numa grande manifestação e participação cívica”, a exemplo do que tem sucedido nos orçamentos anteriores, “demonstrativo da vontade dos concidadãos em se envolver e manifestar a sua opinião”.

No ano passado, a proposta que reuniu maior votação no OP Geral foi a aquisição de um veículo com plataforma elevatória, no valor de 24.500 euros, sugerida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares. Enquanto isto, no OP Jovem, a proposta vencedora foi o campo de treino para a escolinha de infantes e equipa cinotécnica também da mesma corporação, no valor de cerca de 24.850 euros, sugerida por Ruben Rosa Lopes, com concretização prevista para este ano.

É de realçar que, no passado dia 13 de janeiro, Dia do Município, foi inaugurado o Centro de Recolha Oficial do concelho, no âmbito da proposta do OP Jovem de 2018.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM