O Olivais Futebol Clube vai comemorar, na próxima segunda – feira (6), 88 anos de mãos dadas com o desporto.
“No dia de aniversário, como calha durante a semana, vamos apenas assinalar a data com o descerramento das bandeiras do clube. Depois as celebrações vão prolongar-se com outras iniciativas, culminando com a Gala do Clube, que vai ter lugar entre final de maio ou princípio de junho”, disse ao “Despertar” o presidente do clube, António Gomes.
Fundado em 1935, iniciou-se como um clube de futebol, como o próprio nome indica, mas, a partir da década de quarenta, foi o basquetebol que passou a ser a modalidade de referência, sendo o ex-libris do clube, que também já teve ginástica, karaté, campismo e caravanismo, futsal e natação. Durante estas perto de nove décadas, tornar o “clube atual e apostar na formação” foi sempre uma prioridade para o Olivais, não fosse ele detentor da maior equipa de basquetebol do distrito e com o maior número de atletas federados.
Um típico clube de bairro, de raiz popular, e que atualmente conta com diversas modalidades para todas as idades, tendo o mais novo três e o mais velho 70 anos, num total de mais de 200 atletas. Desde o futebol, basquetebol, atletismo, pesca, boxe e, mais recentemente, o futebol de caricas (secção em que já conquistaram o campeonato nacional) são várias as atividades que o Olivais Futebol Clube proporciona e que têm “dado cartas” a nível de resultados desportivos.
“Estamos sempre abertos a novas inscrições e modalidades, e em breve, vamos anunciar mais uma secção, mas ainda não a podemos revelar”, partilhou António Gomes.
De acordo com o dirigente, a maior ambição do clube é “modernizar as instalações” para dar mais conforto aos atletas e também “continuar a crescer desportivamente, apesar da grande dificuldade financeira”.
Situado na maior freguesia de Coimbra, António Gomes desabafa que o clube, que nutre desde o seu surgimento um carinho especial por quem o integra, tem “poucos sócios, cerca de 300”, apelando o presidente a uma participação “mais ativa das pessoas da freguesia” e que os sócios “frequentem mais o clube que os representa”.
O Olivais Futebol Clube tem também procurado desde sempre manter viva a sua história, tendo também já lançado alguns livros em que partilham o seu percurso e todas as conquistas.