18 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Olivais elege projetos que envolvem comunidade

13 de Setembro 2018

“Melhorar competências”, da autoria de Ana Cristina Baptista, e “Viajar pelo mundo com arte”, da autoria de Ana Beatriz Baptista, são as duas propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, respetivamente nas categorias geral e jovem.

No total, estavam a votação nove propostas, seis no OP geral e duas no OP jovem, que receberam um total de 100 votos, sendo que as vencedoras foram eleitas com 49 e 31 votos.

“Melhorar competências” propõem implementar “atividades pedagógicas lecionadas de forma lúdica nas áreas da matemática, línguas estrangeiras, de relaxamento, do artesanato, de leitura e escrita”. Tem como objetivo “melhorar as competências nas áreas do saber e fazer da comunidade residente na freguesia”.

A proposta vencedora do OP jovem tem como objetivo proporcionar às crianças “um contacto com as várias áreas ensinadas pelos profissionais de áreas como teatro, música, escrita, promovendo o convívio social entre todos em tempo de lazer”. Pretende que “cada participante faça uma viagem pelo mundo das artes com reconhecimento do seu valor para a sociedade e para o seu desenvolvimento individual enquanto pessoa”.

A Junta de Freguesia disponibiliza 20.000 euros para a execução destes dois projetos (10.000 mil para cada) que vão começar já a ser implementados.

O presidente da Junta, Francisco Andrade, enaltece “a importância que esta ferramenta democrática tem na aproximação dos eleitores aos órgãos de decisão” e considera que permite às equipas eleitas “desempenhar um melhor papel” junto de quem as elegeu.

“Apesar de todos os anos o número de votos ter vindo a aumentar sabemos que a obrigatoriedade de ter de se votar presencial ainda é um problema. Estamos a trabalhar para que seja possível exercer esse direito através de novas plataformas”, adiantou o autarca.

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais adianta que vai começar a trabalhar já na edição de 2019, sendo sua intenção propor à Assembleia de Freguesia “a discussão de pequenas alterações ao regulamento existente”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM