20 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

OCC promove serenatas ao luar em vários espaços da cidade

7 de Setembro 2018

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai levar a música a vários espaços de excelência da cidade de Coimbra nos próximos sábados. O ciclo “Serenatas com a Lua por Perto” abre já amanhã (8 de setembro) e continua nos dias 14, 21 e 22, tendo como ponto de partida as fases da lua e as serenatas, um conceito próximo à cidade, mas desta vez com concertos de música erudita ao ar livre, em espaços classificados como Património Mundial da UNESCO, como o Pátio das Escolas, o Museu Nacional Machado de Castro e o Palácio da Justiça.

Todos os concertos têm entrada gratuita e o segundo, do dia 14, no Pátio das Escolas, vai homenagear Rui Alarcão, recentemente falecido.

Este ciclo é um dos muitos eventos que marca a programação da OCC para o novo semestre, de setembro a fevereiro. Apresentado no domingo, o programa inclui ainda a estreia da obra “Inez” (20 de outubro, no Convento São Francisco), concertos nos municípios da CIM Região de Coimbra e da região Centro, participação em festivais nacionais de referência como o Festival de Sintra e o do Algarve e deslocações a Cabo Verde e Alemanha, entre muitas outras iniciativas.

Trata-se de uma “programação diversificada e ambiciosa” que, como realça a presidente da direção da OCC, Emília Martins, só é possível graças ao apoio da Direção Geral das Artes para estes dois anos. “Foi muito importante este apoio. Sem ele é difícil apresentar este trabalho e programar a temporada com antecedência e qualidade. Tem que se saber com o que se conta, para poder garantir os melhores solistas, um trabalho sustentado e podermos programar a temporada seguinte”, explica.

Sob a nova direção do maestro Jan Wierzba, a OCC apresentou assim um programa que integra diversas iniciativas promovidas pela Orquestra, sozinha ou em parceria, e de convites de participação em festivais e eventos. A par com a vasta programação, vai continuar também a desenvolver trabalho pedagógico, nomeadamente o projeto “A Orquestra vai à Escola”, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, que reúne crianças e seniores de escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, tendo abrangido no ano passado 24 instituições e 300 participantes que, na sua maioria, nunca tinham assistido a um concerto de uma orquestra. As atividades culminam num concerto final, denominado “Na música todos contam”, marcado para 18 de novembro, no Convento São Francisco.

Entre as atividades a desenvolver pela OCC neste semestre, destacam-se ainda o Prémio de Composição Francisco Martins, que culmina com a obra premiada a ser interpretada pela OCC; a colaboração com concursos de jovens talentos; a continuação de colaboração com projetos solidários de inclusão pela música como as que têm sido desenvolvidas com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Cavalo Azul – Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência; e a realização de encontros e conferências na sua sede, o Pavilhão Centro de Portugal, espaço do qual é responsável pela gestão cultural.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM