Os trabalhos de reabilitação do Itinerário Principal 3 (IP3) vão implicar nova alteração do tráfego no sentido Viseu-Coimbra, na zona de Penacova. Estas alterações vão começar amanhã (22 de abril) e prevê-se que o condicionamento se prolongue por quatro a cinco semanas, anuncia a Infraestruturas de Portugal (IP).
“Será necessário proceder ao basculamento do trânsito no sentido Viseu-Coimbra, entre os quilómetros 63,5 e 64,5 (nó de Miro), com supressão da faixa esquerda, passando a circulação para a faixa da direita (sentido Coimbra-Viseu)”, informa a IP, acrescentando que “serão implementados os planos de contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela Covid-19, definidos pela IP e pela empresa que irá executar os trabalhos”.
A IP apela à “melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca”, justificada com a necessidade de melhorar “as condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”.
Recorde-se que a empreitada de requalificação do IP3 arrancou há cerca de um ano, em maio de 2019, e tem um prazo de execução de 330 dias. A intervenção contempla um troço com cerca de 16 quilómetros, entre o nó de Penacova e a ponte da Foz do Dão, no concelho de Santa Comba Dão, distritos de Coimbra e Viseu, respetivamente.
De acordo com a IP, a obra representa um investimento de 11,8 milhões de euros “no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança de uma das principais vias de ligação do interior do país”.