29 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Obras na Rua do Futuro criam “nova centralidade” em Almalaguês

7 de Maio 2021

A Câmara Municipal de Coimbra consignou, na segunda feira, a construção da Rua do Futuro (variante poente), uma obra que, como realçou o presidente da autarquia, Manuel Machado, é de “grande importância para a organização do território de Almalaguês”, permitindo “criar uma nova centralidade” na freguesia.

A empreitada representa um investimento superior a 223 mil euros e vai resolver vários constrangimentos à circulação automóvel, criando novas acessibilidades para o interior da localidade e facilitando o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13.

De acordo com a autarquia, esta intervenção vai “resolver alguns constrangimentos à circulação automóvel que se fazem sentir nesta povoação, que tem uma estrutura urbana muito restritiva por ser um aglomerado bastante antigo que se foi consolidando ao longo de arruamentos estreitos”.

Manuel Machado recordou que esta é uma ambição antiga das autarquias e da população, que remonta à década de 80. Parte deste arruamento já está concluído, nunca tendo sido possível concretizar a sua ligação à Rua da Estrada Nova, mesmo em frente à sede da Junta de Freguesia, pela dificuldade de aquisição dos terrenos. Este “entrave” foi agora resolvido, uma vez que foi possível chegar a acordo com os proprietários, tendo a autarquia adquirido os terrenos por cerca de 13 mil euros, elaborado o projeto de execução e lançado o concurso desta obra que arrancou no início da semana.

“Vai ser uma ligação de grande utilidade para todos, os que passeiem a pé, os que se desloquem com o trator, de carro ou de bicicleta”, disse Manuel Machado durante a consignação da obra, cerimónia que contou com as presenças do presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, da presidente da Assembleia de Freguesia, Catarina Santos, dos vereadores da Câmara de Coimbra Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, de técnicos municipais e de muitos populares e autarcas.

António Coelho congratulou-se com o avanço desta obra e pediu compreensão à população durante o decorrer dos trabalhos, que provocam sempre alguns constrangimentos.

Este projeto contempla trabalhos de terraplanagem, drenagem pluvial e residual, pavimentação, incluindo a reposição do tapete betuminoso no troço já existente da rua, instalação de iluminação pública, infraestruturas para telecomunicações e execução de muros. Já na Rua da Estrada Nova, em direção à Rua Principal, serão demolidas as valetas e as bermas em betão, bem como as rampas para as entradas nos logradouros e substituídas por valetas espraiadas. Sob as bermas serão colocados coletores associados a sumidouros para permitir a drenagem das águas pluviais. Nesta zona será, ainda, fresado o pavimento betuminoso e colocada nova camada de desgaste.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM