30 de Novembro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Obra do edifício UC Biomed já foi lançada

29 de Outubro 2021

O UC Biomed de Coimbra, futura sede do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA), será “um investimento de referência para o mundo”. É esta a convicção da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que, durante a cerimónia de lançamento da obra, que decorreu na segunda feira, salientou também que estão já a ser financiados “os projetos imateriais”.

Antiga presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a governante recordou que na década passada a Comissão Europeia reconheceu o Centro de Portugal como “região europeia de referência para o envelhecimento ativo e saudável”.

O novo equipamento público vai ser construído em terreno do Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (UC) e deverá estar concluído em 2023. Além do MIA Portugal, deverá albergar outros laboratórios de investigação científica da UC.

A ministra, que acompanhou desde o início, há cerca de 12 anos, o processo de candidatura do projeto aos fundos da União Europeia, então como vice-presidente da CCDRC, frisou que o MIA “já faz parte de uma rede nacional” com outras entidades de investigação congéneres, localizadas em Lisboa, Porto e Algarve.

A construção do MIA, no Polo III da UC, próximo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, está orçada em 20 milhões de euros mais IVA, enquanto a candidatura global do projeto aprovada pela União Europeia ronda os 50 milhões de euros, também mais IVA.

“Este projeto é muito ambicioso, mas muito necessário”, referiu Ana Abrunhosa, realçando ainda ter sido “pensado para [responder a] um dos desafios mais importantes da nossa sociedade”, tendo em vista um envelhecimento das pessoas ativo e com mais qualidade.

Na sua opinião, o MIA Portugal “é um projeto único” que valoriza “o poder que a ciência tem para mudar a vida das pessoas e para o empreendedorismo”, bem como para criar riqueza, promovendo “inovação e melhor qualidade de vida”.

“Precisamos de ter mais Europa em Portugal, mas também fazemos Europa com Portugal”, defendeu, por sua vez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que enfatizou ainda o facto de o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento nascer de “uma articulação de diferentes fontes de financiamento”.

A encerrar a sessão, o reitor da UC, Amílcar Falcão, lembrou que o lançamento da obra é o “resultado de 12 anos de trabalho”, com um processo em que estiveram envolvidos dois antecessores seus na liderança da UC, Fernando Seabra Santos e João Gabriel Silva, também presentes na cerimónia.

Com uma área bruta total de 12.427 metros quadrados, o UC Biomed vai albergar laboratórios de investigação, plataformas tecnológicas de apoio à investigação e o biotério da Universidade.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM