23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

O Despertar – 104 anos

5 de Março 2021

“O Despertar” completou, esta semana, no dia 2 de Março, 104 anos. Mais um ano de uma vida longa, nem sempre fácil, mas que continua a encarar com determinação e garra.

O último ano foi, sem dúvida, um dos mais difíceis da sua história. Muitos outros ultrapassou já – basta olhar para trás e recordar as guerras e as crises sociais que marcaram o último século – mas é certo que 2020 e 2021 ficarão também nesses registos dos piores anos de que a História nacional e mundial terá memória.

A covid-19 chegou de repente e sem pré-aviso e, com toda a sua força, não poupou ninguém. Escusado será dizer que não havia quem estivesse preparado para esta pandemia, nem seria capaz de antever que se pudesse estender por tanto tempo.

O país tem resistido como pode, com muito esforço, sacrifício e espírito de união. A palavra resiliência ganhou, neste último ano, um significado ainda mais forte e a verdade é que, só todos juntos, é que conseguiremos ter a capacidade para superar esta crise social, económica e de saúde que a pandemia trouxe e, paulatinamente, recuperar das adversidades.

É neste cenário preocupante que “O Despertar” chega aos 104 anos. Mais um ano de vida de que muito nos orgulhamos. Mais um ano a noticiar Coimbra e a região, a procurar defender os interesses das suas gentes, da cidade, deste vasto território que é o Centro de Portugal. Procuramos seguir assim o espírito que norteou os fundadores deste “velhinho” mas rejuvenescido jornal, um jornal que prometia defender “tudo quanto respeite os legitimos interesses desta nossa encantadora Coimbra, a velhinha, mas formosa, princeza do Mondego”. Continuamos a honrar a memória de todos os que nos precederam e a enaltecer o trabalho de todos os que nos têm ajudado a trazer “O Despertar” até aqui, valorizando o papel que a Imprensa Regional continua a assumir nas suas comunidades, apesar das muitas dificuldades que, como é sabido, enfrenta.

Ao celebrarmos, nesta edição, mais um ano de vida, temos que reconhecer e agradecer a todos os que nos continuam a acompanhar neste percurso. Aos Assinantes, aos Anunciantes, aos Leitores e aos Amigos em geral o nosso Obrigado por continuarem connosco. Uma palavra também para as entidades públicas, em particular as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, que neste último ano, tão difícil para todos, têm desenvolvido um trabalho notável no apoio às suas comunidades, às instituições e também às empresas.

O nosso Obrigado ainda a todos os nossos Anunciantes que, apesar das dificuldades que também possam sentir, não deixaram de estar connosco.

Sabemos que o caminho não será fácil, que as sequelas da pandemia ainda perdurarão, mas, tal como escreviam os fundadores de “O Despertar” naquele tão longínquo dia 2 de Março de 1917, também nós prometemos empenhar “o melhor dos nossos esforços” para continuar a construir o futuro, tudo fazendo para vencer as dificuldades e determinados a ultrapassar todos os “pedregulhos” que continuem a surpreender-nos neste já tão longo caminho.

Hoje orgulhamo-nos de celebrar os 104, rumemos agora, com honra e humildade, para os 105…

Zilda Monteiro


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM