O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC promove, na quarta feira (15 de maio), uma caminhada noturna em Coimbra, que pretende sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis. A iniciativa tem partida agendada para as 21h00, no Largo da Portagem, e vai durar cerca de uma hora.
Esta caminhada resulta de uma parceira do projeto des.LIGA, a Associação Académica de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e tem o apoio dos Night Runners Coimbra.
O des.LIGA é um projeto da LPCC.NRC, de educação para a saúde e prevenção do cancro, através de ações de proximidade no meio universitário. Para sensibilizar os estudantes são realizadas atividades interativas e lúdicas, sempre com finalidades educativas.
Atualmente o projeto está presente na Covilhã, através de protocolo com a Universidade da Beira Interior e em Coimbra, através de protocolo com a Associação Académica de Coimbra e com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
O Núcleo Regional lembra que, de acordo com a evidência científica, “pode-se reduzir o risco de cancro através da adoção de comportamentos saudáveis de alimentação e atividade física”. Dá ainda conta que pelo menos um terço dos tipos mais comuns de cancro pode ser prevenido através da cessação do consumo de tabaco, redução do consumo de álcool, adoção de uma alimentação saudável e da prática regular de exercício físico.
De acordo com os números divulgados pela LPCC, em Portugal morrem 79 pessoas por dia, três pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31 por cento da mortalidade, segundo os dados do Observatório Global de Cancro (Globocan), em 2018. De acordo com a União Internacional de Controlo do Cancro, no ano passado cinco milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente.