O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) distribuiu presentes de Natal em diversas unidades de saúde da região, entregando assim “miminhos” aos doentes oncológicos que se encontram internados ou a realizar tratamento nos hospitais.
No total, foram entregues 861 presentes, nomeadamente máscaras comunitárias da LPCC e, ainda, mantas para os doentes em cuidados paliativas. Em virtude da pandemia, este ano, foram os próprios profissionais dos hospitais e não os voluntários do Núcleo Regional do Centro a proceder à distribuição dos presentes da Liga.
De acordo com a LPCC, foram contemplados os doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede), no Centro Hospitalar Tondela – Viseu, na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, no Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã e Fundão), no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro e Estarreja), no Centro Hospitalar de Leiria Pombal, na Unidade Local de Saúde da Guarda, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A LPCC participou também na festa de Natal do IPO, que decorreu ontem em formato online, com uma atuação do Coro ao Centro e oferta de broinhas de Natal e outros bens alimentares. Hoje, 24 de dezembro, na habitual ceia de Natal, será oferecido bolo rei a todos os doentes que passam esta noite longe das suas famílias, hospitalizados no IPO, numa parceria entre a LPCC e a Escola de Hotelaria de Coimbra.
Com esta iniciativa, que promove desde 2011, o NRC-LPCC pretende “proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares”.