6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

NRC-LPCC debate impacto do cancro na sexualidade e fertilidade

17 de Maio 2019

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) vai promover, nos dias 21 e 28 de maio, em Viseu, uma ação de formação onde vai ser analisado o impacto do cancro na sexualidade e fertilidade.

Dirigida aos profissionais de saúde, esta iniciativa conta com a intervenção de um conjunto de especialistas que vão refletir e debater questões sobre comportamento e disfunções sexuais em doentes oncológicos e, ainda, sobre matérias relacionadas com a fertilidade. Com o tema “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, pretende, como explica a LPCC, “dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam melhor auxiliar no aconselhamento e intervir quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos”.

A nova edição do curso tem 40 vagas disponíveis e realiza-se, desta vez, na Delegação de Viseu da LPCC, procurando responder à procura dos profissionais de saúde. “A concretização da iniciativa no distrito de Viseu tem, ainda, como objetivo primordial assegurar que a LPCC crie pontos de proximidade e apoio, através das suas delegações distritais”, explica o Núcleo Regional do Centro, esperando que, desta formação, resultem “importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente no delinear de novas abordagens às dificuldades sexuais e ao nível da fertilidade que podem ser manifestadas pelos doentes oncológicos”.

Com participação gratuita, o curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do Centro de Preservação da Fertilidade (CHUC) e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.

“O cancro e seus tratamentos podem resultar num impacto psicossocial significativo para o doente e sua família. Uma comorbilidade psiquiátrica, crise espiritual, mudança na rotina diária e estilo de vida e alterações nas relações familiares e sociais podem ocorrer ao longo do curso da doença, sendo a qualidade de vida uma das áreas mais afetadas pelo cancro, incluindo o funcionamento sexual. Quer o diagnóstico, quer o tratamento do cancro podem aumentar o risco de infertilidade e conduzir a dificuldades ao nível da intimidade e sexualidade, com causas quer físicas, quer psicológicas”, alerta a LPCC. Explica, ainda, que “a perda de desejo sexual, disfunção erétil e dor durante o ato sexual são os problemas mais comuns em doentes oncológicos, os quais, conjuntamente com uma possível infertilidade temporária ou permanente, podem contribuir para um exacerbar do distress emocional do doente”.

“Conhecer, prevenir e intervir” na Figueira da Foz

Para além deste curso sobre cancro e sexualidade, o NRC-LPCC promove também, no auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz, uma formação sobre “Cancro: Conhecer para melhor intervir”. A primeira sessão realizou-se na semana passada e a segunda está marcada para a próxima sexta feira, 24 de maio.

Promovida em parceria com a Liga dos Amigos daquele hospital, esta ação dirige-se a profissionais de saúde, voluntários, doentes e população em geral e visa “proporcionar uma melhor compreensão sobre a doença”, ajudando a “desmitificar alguns conceitos”. Desde a prevenção à intervenção, a iniciativa aborda a incidência e fatores de risco da doença oncológica, bem como o impacto que tem no doente e na família e o papel do voluntariado em oncologia no apoio ao doente.

Com este programa, os participantes podem conhecer melhor a LPCC (sua origem, missão, valores e princípios), assim como as principais áreas de intervenção. Na próxima sessão estarão em destaque temas relacionados com o impacto psicológico do cancro no doente e família e a questão do voluntariado em oncologia. A participação é gratuita para todos os interessados, podendo ser obtidas mais informações através do email voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt ou do telefone 239 487 490.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM