24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Novos parques infantis inaugurados em quatro freguesias de Coimbra

4 de Junho 2021

Quatro novos parques infantis públicos foram inaugurados no concelho de Coimbra no Dia Mundial da Criança. Findo o período de confinamento, é hora das crianças aproveitarem o bom tempo e saírem de casa, tendo agora à sua disposição equipamentos de diversão novos e seguros na Quinta da Portela, Freguesia de Santo António dos Olivais; na Marmeleira, na União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão; em Torre de Vilela, na UF de Trouxemil e Torre de Vilela; e em Carvalheiro, na Freguesia de S. João do Campo.

Estes novos parques vêm melhorar a oferta existente nestas freguesias, dotando-as de uma resposta atrativa para os mais novos, tendo também alguns equipamentos para a população sénior.

Na inauguração do parque infantil da Portela, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, sublinhou a importância que estes espaços têm para o crescimento feliz das crianças, bem como para as suas memórias futuras.

Sobre aquele equipamento, recordou que resulta de uma ambição do presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, e também da reivindicação dos moradores daquela zona da cidade. Congratula-se por ter sido “possível resistir” ao apelo da construção, já que se tratava de um terreno com boas condições para esse fim, e por se ter optado por criar este espaço de lazer para os mais novos, que pretende promover os benefícios do brincar num espaço ao ar livre e em contacto com a natureza.

Parque infantil da Portela, na Freguesia dos Olivais

Francisco Andrade manifestou o desejo de ver “muitos sorrisos” das crianças neste novo parque, uma obra que era para si “uma questão de honra”. Espera que os mais novos construam neste espaço muito boas memórias, para que, quando forem adultos, “se lembrem de que foi aqui que brincaram e que foram crianças”.

Situado numa zona central e de fácil acesso, no espaço confinante com a Alameda Marquesa de Pomares e a Rua Maria Vitória Bourbon Bobone, este é um parque diferenciador e inclusivo. Com uma ampla área relvada e muitas árvores, promove a diversão e o contacto com a natureza, contando também com um ponto de água, um elemento que procura introduzir uma referência à proximidade ao rio e que irá propiciar às crianças uma experiência sensorial e exploratória.

A intervenção contemplou a criação de percursos pedonais acessíveis, a colocação de pavimentos de segurança e a instalação de três elementos de recreio (um baloiço inclusivo, uma torre de atividades e o tal elemento com água), o reforço da vegetação com plantação de muitas espécies arbóreas, como jacarandás, áceres, pinheiros, entre outras, e a colocação de vedação nas laterais do parque confinantes com os arruamentos e a circulação automóvel, garantindo condições de segurança para o pleno uso do espaço. A construção deste parque representa um investimento total de 136.873,41 euros.

Parque Infantil da Marmeleira requalificado

Parque infantil da Marmeleira, em Souselas

Já o parque infantil da Marmeleira, situado junto ao centro social, foi totalmente requalificado, uma vez que os equipamentos se encontravam todos degradados, sem certificação legal e por não existir piso de amortecimento.

O parque está agora ao usufruto da comunidade, garantindo todas as necessárias condições de segurança às crianças que dele são convidadas a usufruir. Para além dos novos equipamentos de diversão, o espaço é rodeado também por árvores e tem uma ampla área envolvente.

Esta obra representa um investimento total de 21.409,38 euros.

Parque infantil e geriátrico em Torre de Vilela

Parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela

O parque infantil e geriátrico de Torre de Vilela foi criado para que a freguesia tivesse uma infraestrutura para usufruto da população jovem e sénior, com elementos atrativos às várias idades. O parque foi construído num espaço perto do edifício da Junta, com o objetivo de dotar o local com uma zona de lazer onde as pessoas pudessem levar as crianças a brincar. O espaço foi nivelado, foi criada uma base de betão, foi vedado por um muro, foi executada a continuação do passeio existente e colocado o equipamento infantil e geriátrico, mobiliário urbano, plantações, sementeiras e um ponto de água.

Esta obra foi realizada de forma faseada e representa um investimento global superior a 100 mil euros.

Parque de S. João do Campo com atrações para todos

O parque infantil do Carvalheiro, em São João do Campo

00O parque infantil do Carvalheiro, em São João do Campo, foi construído no lote 7 dessa urbanização, num terreno com uma área de 578 metros quadrados.

A Câmara Municipal de Coimbra explica que o espaço foi estruturado em duas valências distintas, mas complementares, nomeadamente uma zona de recreio infantil a nascente, dotada de três equipamentos (um baloiço, uma torre e um carrocel); e uma zona de estadia, cujo pavimento é totalmente relvado, podendo ser usado por toda a população como ponto de encontro e convívio.

“Em todo o perímetro do espaço, e na envolvência destas zonas, foram plantados arbustos de diferentes espécies e o pavimento foi revestido com casca de pinheiro. O espaço foi, ainda, dotado de um corredor pedonal, que permite a circulação entre o exterior e a zona de recreio infantil, e de árvores de grande porte para garantir um ensombramento eficaz, nomeadamente dos equipamentos infantis e zonas de estar”, explica o Município.

Esta obra representa um investimento total de 7.490,24 euros.

Parques deixam freguesias mais atrativas

Estes quatro parques, que representam um investimento municipal superior a 265 mil euros, deixam estas freguesias do concelho mais atrativas para os seus moradores. Estas quatro construções foram financiadas pela Câmara de Coimbra, tendo, contudo, três sido entregues às respetivas Juntas de Freguesia, ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências, nomeadamente os parques infantis da Quinta da Portela, de Torre de Vilela e do Carvalheiro. Já a intervenção no parque infantil da Marmeleira foi lançada pela própria autarquia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM