A Câmara Municipal de Coimbra adquiriu um veículo de resgate e combate a incêndios em aeronaves para reforçar a operacionalidade do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto. De acordo com a autarquia, trata-se de um investimento de cerca de 50 mil euros que permitiu adquirir um veículo usado, equipado com canhão comandado dentro da cabine e dois tanques – um para água e outro para espumífero – que permite combater incêndios a uma distância de 75 metros.
Este veículo vem, assim, reforçar a capacidade de resposta e segurança operacional no aeródromo municipal, que passa a dispor de “uma resposta rápida e eficaz no combate a incêndios em aeronaves”, explica o Município.
Recorde-se que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto foi certificado até 30 de junho de 2025 pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). A Câmara de Coimbra tem realizado vários investimentos na manutenção e melhoramento desta infraestrutura municipal, assumindo que este é prioritário para permitir, designadamente, que esta infraestrutura aeroportuária acolha, em permanência, meios aéreos que integram o DECIR2021, ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e que vão operar a partir de Coimbra para toda a região. Este ano, o dispositivo é composto, mais uma vez, por um helicóptero ligeiro, à semelhança dos anos anteriores e, pelo segundo ano consecutivo, dois aviões anfíbios médios, que reforçam assim os meios de combate a incêndios na região.