13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Novo troço ciclável começa brevemente na Tocha

1 de Abril 2021

A primeira fase da construção da Ciclovia das Berlengas, entre a Tocha e a localidade de Fonte de Martel, vai ser iniciada em breve, prevendo-se que a empreitada venha a estar concluída no prazo de 180 dias. Adjudicada por 191.231 euros, a obra será integralmente paga pela Câmara Municipal de Cantanhede, que procederá à transferência desse valor para a Junta de Freguesia da Tocha, entidade que promoveu o respetivo concurso, para partido da vantagem que tal solução oferece em termos processuais.

“Para já, trata-se de executar apenas um troço do percurso que há de ligar a Tocha ao Parque de Merendas das Berlengas, mas o objetivo é que seja executado o mais rapidamente possível a totalidade do trajeto previsto até essa zona onde tem início a ciclovia já existente até à praia”, refere a presidente da Câmara, Helena Teodósio.

Segundo a autarca, “o executivo camarário está a intensificar os investimentos neste domínio, de modo a criar uma extensa rede ciclável no concelho, sobretudo nas zonas onde a utilização da bicicleta mais se justifica, como é o caso, por motivos óbvios, da pista entre a Tocha e a Praia da Tocha, até porque, dentro de pouco tempo, ela será intercetada pela Eurovelo 1, rota da rede europeia de ciclovias que se estende ao longo do litoral português”. Helena Teodósio acrescenta, ainda, que “o reforço da atratividade turística desta parte do território também passa por aí, pela existência de equipamentos e infraestruturas que proporcionem condições de recreio ativo aos residentes e às pessoas que vêm desfrutar da qualidade balnear da Praia da Tocha”. Espera que, quando estiver concluída, a pista ciclável e pedonal até ao Parque de Merendas das Berlengas aumente “consideravelmente a utilização de bicicleta nos movimentos pendulares dos residentes para a Zona Industrial da Tocha”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM