Um novo Centro Escolar vai ser construído em Cernache, um projeto que inclui a requalificação da escola existente naquela freguesia. A Câmara Municipal de Coimbra já adquiriu o terreno, situado entre as ruas Mesura e São João, com mais de 4.000 metros quadrados, e aprovou, na última reunião do Executivo, a abertura do concurso público para a construção deste novo equipamento escolar, que tem um investimento previsto de cerca de 1,8 milhões de euros.
A autarquia pretende, como explica, “requalificar o edifício existente e construir um novo a nascente no terreno contíguo agora adquirido”, onde será criado o novo Centro Escolar em Cernache, equipamento que irá dar “resposta às necessidades dos fregueses”.
Para isso, as novas instalações vão ter seis salas de aula destinadas ao ensino básico, duas ao pré-escolar, um espaço para biblioteca, refeitório e sala polivalente e, no exterior, um campo de jogos e recreios descoberto e coberto. Para todos os espaços de ensino, salas, biblioteca, refeitório e átrio serão previstas portas, paredes e teto de absorção acústica. Os materiais de revestimento de pavimentos serão confortáveis, laváveis, resistentes ao impacto e desgaste e com boa aderência. Em espaços com utilização frequente de água (instalações sanitárias, vestiário e cozinhas) o pavimento será antiderrapante, explica o Município, tendo o Executivo aprovado também o projeto de execução, o programa de procedimento e o caderno de encargos da empreitada.
Recorde-se que, enquanto decorrem os procedimentos para a construção do novo Centro Escolar de Cernache, a autarquia garante uma boa solução para o funcionamento adequado para as crianças e jovens da freguesia, desde logo os que frequentam a Escola Básica (EB) de Casconha, que está a funcionar nas instalações do CAIC – Colégio da Imaculada Conceição, da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, com quem a autarquia estabeleceu um protocolo. Este acordo prevê a disponibilização de cinco salas de aula para o desenvolvimento das atividades letivas e de enriquecimento curricular, um espaço de refeitório (apenas para serviço de refeições), instalações sanitárias, um espaço exterior de recreio (exclusivo para alunos da EB de Casconha) e o equipamento existente de apoio à prática pedagógica para cada uma das salas de aula. Em contrapartida, a Câmara atribuiu uma comparticipação financeira, de 61.500 euros, à Província Portuguesa da Companhia de Jesus pelo acolhimento dos alunos da EB de Casconha nas suas instalações.