16 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Novo Centro de Saúde da Fernão Magalhães previsto para 2022

2 de Outubro 2020

O novo Centro de Saúde da Fernão Magalhães, que abrange 30 mil utentes, deve estar concluído dentro de ano e meio. Este anúncio foi feito na segunda feira, pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, após a consignação da obra.

A obra foi consignada por 4,7 milhões de euros e conta com financiamento de 75 por cento do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito de uma reprogramação física, financeira e temporal da empreitada.

“Finalmente, estamos a celebrar o nascimento de uma obra ansiada por todos”, salientou Rosa Reis Marques, referindo que a futura unidade de saúde terá as “valências necessárias”, uma área de fisioterapia e, eventualmente, médico dentista. Adiantou ainda que a obra foi projetada para “acolher com dignidade e conforto os utentes, prestando-lhes melhores cuidados de saúde”, pertencendo muitos deles a uma franja da população “envelhecida e vulnerável”.

A presidente da ARSC adiantou, ainda, que as atuais extensões do Centro de Saúde da Fernão Magalhães se vão manter abertas, quando entrar em funcionamento o novo edifício, à exceção da extensão da Adémia que já está encerrada.

As obras do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães deveriam ter começado em 2018 e estar concluídas em 2020. Este tem sido um processo longo, com a população a reivindicar há muito por melhores condições, uma vez que o atual Centro de Saúde serve cerca de 30 mil pessoas e funciona há anos num espaço “sem o mínimo de condições para o desempenho das suas funções e para o conforto dos utentes”.

Na cerimónia ao ar livre, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, salientou que o “mais debilitado e mais mal instalado centro de saúde do país começa a ter solução”, recordando a “longuíssima” caminhada de uma obra que era uma “necessidade imperiosa” na cidade de Coimbra.

“Para haver boa prestação de bons cuidados médicos é preciso existir instalações condignas e objetivamente é o que falta, pelo que este passo é importantíssimo”, disse.

Aos jornalistas, os presidentes da ARSC e da Câmara de Coimbra anunciaram ainda que, dentro de mês de meio, será consignada a obra de requalificação do Centro de Saúde de Celas, na Alta da Cidade, por 2,3 milhões de euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM