A nova presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRCOF), Lúcia Santos, tomou posse, na segunda-feira (17), e reiterou o compromisso de lutar por uma região Centro “forte”, contrariando a tendência de fragmentação entre o Norte e o Sul. A cerimónia decorreu no Colégio da Trindade, em Coimbra, e contou com a presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe.
No seu discurso, Lúcia Santos sublinhou que “a Ordem dos Farmacêuticos será tanto mais forte quanto maior a capacidade tiver de se afirmar a nível regional”. Acrescentou que a nova equipa trabalhará para criar uma estrutura “dinâmica e ágil na procura da excelência”, garantindo a defesa e valorização da profissão, bem como a vigilância do cumprimento das boas práticas, da ética e da deontologia profissional.
Para o triénio 2025-2027, a nova liderança pretende apostar na capacitação e diferenciação dos farmacêuticos, aproximando-os da estrutura associativa e promovendo um debate amplo sobre o futuro da profissão. “Estaremos ao lado da direção nacional na reflexão e concretização de um compromisso social e profissional para a nossa profissão, nomeadamente os seus compromissos e responsabilidade no sistema de saúde português”, afirmou a presidente.
A importância dos jovens farmacêuticos
Durante a sua intervenção, Lúcia Santos dirigiu-se especialmente aos mais jovens, salientando que mais de 60% dos farmacêuticos têm menos de 44 anos. “São profissionais altamente qualificados, empreendedores que não têm medo de arriscar. Está neles o futuro da profissão e é com eles que queremos refletir e estabelecer prioridades para a Secção Regional do Centro”, destacou.
A presidente da SRCOF lembrou ainda que a profissão tem crescido de forma expressiva nos últimos anos, aproximando-se agora dos 20 mil profissionais em Portugal. No entanto, alertou para os desafios colocados pela evolução tecnológica, nomeadamente pela inteligência artificial, e pelas mudanças no sistema de saúde, questionando se a profissão tem conseguido adaptar-se para responder às novas exigências dos doentes e do sistema de saúde.
Uma liderança centrada na inovação e compromisso
Para este mandato, a nova direção da SRCOF promete um trabalho assente na transparência, na inovação e na defesa intransigente dos interesses dos farmacêuticos. “A presença de todos nesta cerimónia significa confiança na nossa equipa e é um grande incentivo para fazermos mais e melhor em prol de todos quantos servimos”, afirmou Lúcia Santos.