O Banco de Portugal vai pôr a circular, na terça feira, uma moeda que homenageia a Universidade de Coimbra (UC). Com o valor facial de dois euros, celebra os 730 anos desta instituição.
Desenhada pelo escultor José João de Brito, a nova moeda tem na face comum o desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação, enquanto na face nacional, envolvida pelas 12 estrelas da União Europeia, apresenta a Torre da UC, uma composição de triângulos que representam os telhados da Universidade, sendo o mais alto o da Biblioteca Joanina. Estes triângulos estão inseridos nas legendas “Universidade de Coimbra 730 Anos Portugal 2020”. A moeda inclui, ainda, a indicação do autor e a legenda “Casa da Moeda”.
Esta nova moeda corrente comemorativa vai começar a circular na terça feira, 1 de setembro. A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal.
As caraterísticas desta moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 139/2020, publicada no Diário da República, 1.ª série – N.º 112, de 9 de junho e foi definido o limite de emissão de 350 mil moedas com acabamento normal.