A nova maternidade de Coimbra, que irá substituir as duas atualmente existentes na cidade, vai contar com uma reserva do Orçamento de Estado (OE) de 45 milhões de euros.
Esta obra já anda a ser adiada há vários anos, estando previsto ser lançado o concurso para a sua construção em fevereiro de 2050, com um investimento previsto de cerca de 55 milhões de euros (já com IVA incluído).
A construção da nova maternidade, cujo processo se arrasta há anos, que vai substituir as duas atualmente existentes na cidade de Coimbra,
A nova maternidade, que será construída no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra, é há muito reclamada na região, tendo sofrido vários atrasos ao longo do tempo (em 2021, chegou a ser apontada a sua inauguração para 2024, e, em 2023, esperava-se que o concurso pudesse ser lançado no primeiro trimestre de 2024).
“A maternidade em Coimbra não é só um sonho de há muito tempo. É uma necessidade absoluta para a região Centro”, sublinhou Ana Paula Martins, ministra da Saúde.