18 de Julho de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Nova comunidade eclesial nasce no Loreto

18 de Setembro 2020

Uma nova comunidade eclesial, a Reitoria do Coração Imaculado de Maria, nasce no Loreto, na União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades. A Diocese de Coimbra celebrou, no fim de semana passado, a criação desta nova comunidade, com vários eventos que decorreram no terreno da futura Igreja do Loreto. Presididas pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, contaram com a participação de vários grupos da comunidade e com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, enviada pelo Santuário de Fátima para esta ocasião.

Criada pelo Bispo de Coimbra, a nova Reitoria vai ser orientada pelo Padre Francisco Prior Claro, num processo iniciado em julho de 2018, então como Vigário Paroquial de Santa Cruz de Coimbra, com a função específica de acompanhar as três capelanias da zona Norte desta paróquia (Brinca, Loreto e Monte Formoso).

De acordo com a informação divulgada, esta nova jurisdição eclesiástica tem como principais objetivos “promover uma cultura de nova evangelização, procurando o anúncio de Jesus Ressuscitado e o testemunho da caridade cristã, através de um plano pastoral para esta região Norte da cidade de Coimbra”. Pretende, ainda, “favorecer a coesão pastoral das anteriores capelanias em torno de uma visão e missão pastoral comum”; “inserir esta nova comunidade cristã no âmbito alargado de uma ação estruturada para todo a cintura urbana da zona Norte de Coimbra, num esforço conjunto com a Reitoria da Pedrulha e a Reitoria de Coselhas com quem esta nova jurisdição pretende trabalhar”; e edificar um templo-sede para esta nova comunidade no terreno – já cedido para o efeito há cerca de 40 anos – no Bairro do Loreto, tornando-o num pólo de espiritualidade e evangelização”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM