16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Noites de música estão de regresso à Baixa de Coimbra

10 de Setembro 2021

A música está de regresso à Baixa de Coimbra até 2 de outubro, com espetáculos todas as sextas feiras e sábados, a partir das 21h00, na Praça do Comércio.

Depois de um ano de interregno, motivado pela pandemia, a Câmara Municipal retomou neste início de mês as “Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra”, um programa musical que apresenta propostas musicais diversas, como fado e canção de Coimbra, música instrumental e um coro gospel, num total de 10 espetáculos.

Com esta edição, que surge com adaptações de forma a cumprir todas as orientações da Direção-Geral de Saúde, a autarquia pretende “promover a cidade atrativa e segura, com recurso à animação no espaço público ao ar livre, de modo a aumentar o seu apelo turístico e retomar as atividades culturais que integram a programação regular anual do Município”.

Depois da abertura na sexta feira passada com o grupo àCapella e no sábado com o Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, o programa continua esta noite com o espetáculo do Grupo de Fado Amanhecer. Segue amanhã com o Quarteto de Saxofones (Orquestra de Sopros de Coimbra); no dia 17 com o Grupo de Fado – Nuno Silva, Ricardo Dias e Ni Ferreirinha; no dia 18 com Sax & Companhia (Orquestra de Sopros de Coimbra); no dia 24 com o Grupo Fado ao Centro (Fado ao Centro – Associação Cultural e Artística do Centro); e no dia 25 com Coimbra Gospel Choir (Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra, Associação Cultural). A 1 de outubro, Dia Mundial da Música, há fado de Coimbra com António Ataíde e no dia 2, a encerrar, realiza-se o V Encontro Distrital de Concertinas (participação de grupos da Alcancemelodias – Associação de Concertinas).

Todos estes espetáculos são de acesso gratuito, embora mediante levantamento prévio dos ingressos na bilheteira do Convento São Francisco. A entrada no recinto inicia-se 30 minutos antes da hora prevista para o espetáculo e o uso de máscara é obrigatório, conforme orientações das autoridades de saúde. A organização garante o cumprimento de todas as regras de salvaguarda da saúde pública e segurança de participantes e público associadas a um plano de contingência definido para o efeito, o qual se encontra publicado no sítio da internet do Município.

“A retoma das ‘Noites de Música no Coração da Cidade de Coimbra 2021’, após suspensão do evento no verão de 2020, é possível graças ao levantamento gradual das medidas restritivas face à atual evolução da pandemia, que desencadeou um processo de desconfinamento faseado e a retoma de atividades económicas e culturais”, explica a autarquia. Espera que este programa dê “um importante contributo” para a revitalização da Praça do Comércio, espaço que está agora completamente reabilitada e que espera “seja ainda mais partilhado e usufruído pelos conimbricenses e pelos turistas que visitam a cidade”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM