Realiza-se hoje (27), entre as 17h00 e as 00h00, na Baixa de Coimbra, a 4.ª edição do evento “Noite Europeia dos investigadores” (NEI), cujo mote será “Ciências para Desafios Globais”.
A iniciativa é organizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e conta com o apoio da União de Freguesias de Coimbra.
A NEI tem como ponto alto do programa a “Rota da Ciência” e vai contar com a presença de mais de 500 investigadores da UC, distribuídos por 75 pontos de interesse, entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio, passando pela Rua Ferreira Borges e Rua Visconde da Luz.
O evento terá como parceiros cerca de 60 comerciantes e lojistas da Baixa citadina.
Ana Carvalho, coordenadora da NEI e responsável do Centro de Investigação da UC, garante que, da iniciativa, os visitantes poderão esperar “atividades práticas, visitas, dança, experiências, demonstrações, e muito mais”.
Os participantes terão também a oportunidade de ganhar prémios, como experiências na Baixa de Coimbra.
As lojas de comércio tradicional situadas na Baixa estarão abertas até às 00h00, hora a que termina o evento.
Ao mesmo tempo que se realiza em Coimbra, a NEI decorrerá também nas cidades de Braga, Évora e Lisboa, envolvendo nove parceiros fundamentais em áreas como investigação, divulgação e inovação, através do consórcio “Science for Global Challenges”.
O projeto tem como objetivos a sensibilização do público, mais propriamente da comunidade escolar, para a relevância da investigação e inovação na Europa, por forma a assegurar “a preservação de recursos naturais, a economia verde, descarbonização, igualdade social e inclusão”. Além disso, o evento pretende demonstrar a importância das carreiras científicas e do investimento na ciência para dar resposta aos desafios globais, bem como aproximar os investigadores da sociedade, criar oportunidades para partilha de preocupação e expectativas acerca da ciência e promover o desenvolvimento sustentável.