18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

NG Motors vai instalar hangar no Aeródromo Bissaya Barreto

3 de Fevereiro 2023

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou na última reunião do Executivo (30),  a instalação de um hangar amovível, por um período de quatro anos, da empresa NG Motors, Lda, no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB) e a isenção das respetivas taxas. Trata-se de uma start-up, com sede em Coimbra, “que pretende lançar soluções de propulsão sustentáveis e ecológicas no mercado mundial”.

A solução amovível vem, assim, “colmatar a inexistência de hangares para arrendar no AMBB e vai ao encontro dos objetivos da empresa de continuar a desenvolver a sua atividade em Coimbra, não se transferindo para outras localidades onde existem estas infraestruturas aeronáuticas”, refere o Município.

O hangar vai possibilitar o desenvolvimento de toda uma nova geração de motores para o segmento da aviação, “mais ecológicos e seguros do que os atuais”, armazenamento das aeronaves de testes, equipamentos e outras estruturas necessárias a esta operação.

Os responsáveis da empresa, “composta por uma equipa experiente, quer na área do desenvolvimento e diagnóstico de equipamento de motores, quer no processamento de dados em tempo real, mostram-se disponíveis para no futuro investirem no aeródromo, através da construção e exploração de hangares e, quiçá, na criação de uma unidade fabril de fabricação e montagem dos seus equipamentos, se tiverem sucesso mundial”.

A proposta de autorizar a instalação do hangar e isentar o pagamento de taxas justifica-se “pelo manifesto interesse público do projeto no seu objetivo de fornecer para o mercado aeronáutico mundial soluções de propulsão sustentáveis, ecológicas, com mais segurança”, para além de se fixar em Coimbra uma empresa de investigação e desenvolvimento, “com a correspondente criação de postos de trabalho e riqueza para a cidade, numa troca de experiências com o mundo académico, em particular com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, que está a ministrar um curso superior de Manutenção de Aeronaves”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM