A The Navigator Company apresentou, na semana passada, um projeto dedicado à partilha de conhecimento sobre a biodiversidade em ecossistemas florestais, intitulado “Biodiversidade by The Navigator Company”.
Disponível em www.biodiversidade.com.pt, a nova plataforma vem contribuir para uma maior sensibilização e informação da sociedade em relação à importância da biodiversidade nas florestas. “O projeto que se apresenta como a primeira plataforma totalmente dedicada a explorar temas relacionados com a biodiversidade nestes ecossistemas, nasce do propósito da empresa em partilhar com a sociedade o seu saber, experiência e recursos em busca de um futuro melhor, quer para a atual como para as futuras gerações”, refere a The Navigator.
Neste novo projeto, a empresa disponibiliza conteúdos acessíveis, pedagógicos e inspiradores, que incentivam a ação em prol da proteção e restauro da diversidade biológica, acompanhados por imagens e ilustrações que retratam alguns dos mais valiosos tesouros do património natural. Numa linguagem clara e informativa, os conteúdos são facultados em português e, numa segunda fase, estarão também disponíveis em inglês.
O “Biodiversidade by The Navigator Company” assenta, assim, em informação sistematizada sobre habitats e espécies que podem ser encontrados nas florestas portuguesas, boas-práticas de monitorização, conservação e restauro de ecossistemas, assim como de compatibilização entre operações florestais e proteção da biodiversidade e do capital natural, dando a conhecer práticas implementadas, desafios e oportunidades.
Por forma a aprofundar o conhecimento sobre os vários temas, o “Biodiversidade by The Navigator Company” encontra-se estruturado em três secções – Biohistórias (onde podem ser encontrados artigos, reportagens, notícias e indicadores sobre a biodiversidade em geral, assim como sobre as iniciativas e projetos que permitem ampliar conhecimento, prevenir perdas, preservar e restaurar); Biogaleria (que convida à descoberta dos vários habitats que coexistem nos espaços florestais e das espécies que neles existem, desde plantas a mamíferos, répteis e aves ou fungos); e Biorecursos (espaço para explorar uma biblioteca com os principais compromissos, relatórios, legislação e entidades relacionados com biodiversidade, espécies ameaçadas ou áreas protegidas).
O projeto aborda, ainda, o caso particular das florestas sob a gestão sustentável da The Navigator Company que, desde há várias décadas, tem vindo a investir em ações para promover a biodiversidade, nomeadamente de conservação e restauro de habitats.