A Expo-Cernache está de regresso hoje e prolonga-se até domingo com a sua oitava edição, após um período de interregno devido à pandemia da covid-19. Música, gastronomia, negócio, comércio e muita animação vão dar vida à freguesia durante três dias.
A realização desta feira, organizada pela Junta de Freguesia, visa contribuir para a afirmação de Cernache e de todo o concelho de Coimbra, valorizando os diferentes aspetos comerciais, industriais e agrícolas como importantes veículos da atividade económica, turística e cultural da região.
A Expo – Cernache apresenta, assim, diferentes vertentes, desde a Comercial, Industrial e Agrícola à Gastronómica. Este evento contempla ainda iniciativas dedicadas ao Artesanato e Produtos Típicos da região, uma mostra agrícola, somando cerca de uma centena de expositores, e um programa de animação com espetáculos de natureza cultural e artística.
Além disso, vai haver um espaço dedicado às crianças com muitos divertimentos, entre eles insufláveis e a oportunidade de dar um “passeio” de pónei, fazendo as delícias dos visitantes mais pequenos.
Os stands estão distribuídos pela zona do Museu Moinho das Lapas e estendem-se até ao recinto da Junta, mostrando naquela área todo o dinamismo local, numa autêntica montra a céu aberto.
A gastronomia é uma das forças do evento, onde os visitantes vão poder apreciar os pratos típicos, desde a chanfana ao leitão, e a doçaria tradicional, como arroz-doce, escarpiadas e pastéis de Tentúgal. Todos os “comes e bebes” disponíveis nas tasquinhas são da responsabilidade das associações da freguesia.
O certame, com um orçamento de 10 mil euros, abre portas hoje, pelas 18h00, e vai contar com a animação, pelas 22h00, de Ruzinho de Penacova e da artista Jade. Já amanhã vai subir ao palco a artista de música portuguesa Mónica Sintra, também pelas 22h00, seguindo-se a atuação da banda Rockluso.
No último dia (domingo) a festa vai ser feita com a “prata da casa”. A Escola de Música da Junta de Freguesia de Cernache vai animar o recinto. Ainda nesse dia vai ter lugar uma tarde de folclore com o XXXIII Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico as Moleirinhas de Casconha.
A Expo-Cernache, à exceção do primeiro dia, abre ao 12h00 e encerra pelas 02h00, esperando o recinto receber mais de 10 mil pessoas.
Inicialmente, em 2008, surgiu a Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Típicos da Freguesia de Cernache, totalizando 13 edições. Mais tarde, transformou-se na Expo-Cernache que soma oito edições recheadas de sucesso.
O presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Victor Carvalho, afirmou que as expetativas para esta oitava edição “são altas”. “As pessoas estão ansiosas por haver festa na freguesia, pelo que esperamos que seja um sucesso”, acrescentou o autarca.