27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu PO.RO.S vence prémio europeu

28 de Setembro 2018

O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, foi o grande vencedor do Prémio ‘Heritage in Motion 2018’, competição europeia que decorreu, na passada sexta feira, em Aarhus, na Dinamarca.

Além da distinção “Best Achievement Award”, o PO.RO.S venceu ainda na categoria “Aplicações e Experiências Interativas”, para a qual estava nomeado.

“Estamos muito felizes por este reconhecimento europeu e extremamente gratos ao júri do ‘Prémio Heritage in Motion’, desejando que o Museu PO.RO.S sirva de estímulo e inspiração a todos os lugares históricos deste velho continente”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita. O autarca felicitou, ainda, “todos os parceiros envolvidos na construção deste empreendimento pela criatividade, pelo arrojo e pelo rasgo inovador”.

Promovido conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana, o Prémio ‘Heritage in Motion’ destina-se a distinguir os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa, chamando a atenção para o valor do património cultural e natural, tangível e intangível.

“A preservação e divulgação do nosso património, do nosso passado e da nossa memória coletiva é uma responsabilidade de todos e não pode, de modo algum, ser descurada, sob pena de perdermos as nossas raízes e a nossa identidade”, sublinhou ainda Nuno Moita, acrescentando que a “construção do museu PO.RO.S teve, justamente, como função contribuir para eternizar a nossa herança romana, facilitando o conhecimento e a compreensão das novas gerações daquele que foi um dos maiores impérios europeus, a partir da antiga cidade romana de Conímbriga, recorrendo às mais recentes inovações tecnológicas”.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo Museu criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

“A tecnologia será tanto ou mais proveitosa para o nosso futuro quanto mais útil for à compreensão do passado”, rematou o presidente da Câmara de Condeixa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM