17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu Municipal e Centro de Arte Contemporânea com atividades na Páscoa

6 de Abril 2023

De 11 a 14 de abril, aproveitando a interrupção escolar das férias da Páscoa, o Museu Municipal de Coimbra (MMC) tem disponível um programa de ocupação de tempos livres, através de um conjunto de atividades pedagógicas de caráter lúdico, com o objetivo “de despertar as crianças para diferentes experiências nos espaços do Museu, proporcionando o contacto com a arte e a história”.

É o caso da oficina “Em busca de movimento e animação”. Aqui, os mais novos vão ficar a conhecer as figuras das dinastias Han, Tang, Ming e Qing, que se encontram no núcleo de cerâmica da Coleção Telo de Morais, no Edifício Chiado. O horário é das 10h00 às 16h00, de terça a sexta-feira, e cada sessão tem a duração de aproximadamente 90 minutos.

Podem também participar na oficina “À Descoberta de Novas Culturas”. Uma atividade que se desenrola no Edifício da Inquisição, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 16h00, em que cada sessão também tem a duração de cerca de 90 minutos.

Ainda no âmbito das férias da Páscoa, o MMC oferece a oficina “Mãos a mexer”, uma iniciativa de expressão plástica, que vai decorrer na Torre de Almedina, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 60 minutos cada sessão).

Já no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), a programação para o público escolar no período de férias da Páscoa vai centrar-se de 11 a 14 de abril, com a disponibilização de um kit didático “Propaganda Crom(o)ática”, a partir da obra de Pedro Amaral. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos cada sessão). A partir da obra de Leonel Moura, o CACC vai desenvolver também, no mesmo âmbito, a atividade “A imagem e a palavra”, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00.  Há ainda outros kits didáticos do CACC para visitantes e escolas (grupos formados), como “Regarde moi! Regarde Toi!”, a partir da obra ‘Maki’, de Pierre Gonnord, e “Vamos aLinhar/ Let’s Line Up?”, a partir da obra de Gaëtan.

Estas oficinas da Páscoa destinam-se a grupos, de cinco a 25 pessoas, e são dirigidas aos alunos do pré-escolar, centros de férias e ATL’s. A participação é gratuita, mas requer marcação prévia, através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt, no caso das desenvolvidas no MMC, e pelo telefone 239 828 052 ou pelo e-mail centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt, nas ações promovidas pelo CACC.

A par das atividades das férias da Páscoa, o MMC mantém na programação de abril outras ações de continuidade e apresenta novidades, como a oficina “Obras de arte portáteis”, que vai decorrer na Galeria Almedina, com início a 18 de abril (prolongando-se até 12 de maio), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Com base na exposição “Museu Portátil”, promovida pela Escola Superior de Educação de Coimbra, o objetivo é identificar novos formatos artísticos, que materiais se podem usar, que ideias transmitir, como se pode vivenciar o espaço museu.

Para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos, o MMC mantém também algumas oficinas. É o caso de “Médicos da Arte”, que decorre no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00.

Outras das atividades que se mantém é “O Augusto quer ser arquiteto”, uma oficina de leitura e de exploração do Parque Manuel Braga, que se realiza a partir do Parque Manuel Braga de terça a sexta-feira, com duas sessões por dia, às 10h30 e às 14h30.

Também na Torre de Almedina vai continuar a dinamizar-se a oficina “Na Torre mais gira da cidade existe uma Seteira. Sabes o que é?”.  Os mais novos vão poder visitar a Torre e depois participar numa oficina de expressão plástica que também vai estar disponível até ao final do ano letivo. O horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Todas estas atividades são gratuitas, mas requerem marcação prévia, através do telefone 239 840 754 ou do e-mail: museu.municipal@cm-coimbra.pt.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM