30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu Municipal de Coimbra assinala Dia dos Monumentos e Sítios

12 de Abril 2024

O Museu Municipal de Coimbra (MMC) associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala dia 18, e preparou um conjunto de iniciativas.

Com o tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” haverá entradas gratuitas em todos os núcleos e a oficina “Os monumentos também envelhecem”, no Edifício Chiado, dirigida para alunos do pré-escolar até ao 3.º ciclo. Esta oficina realiza-se de 16 a 19 de abril, das 10h00 às 16h00 (com cadência regular de 90 minutos), e requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.

Ainda no âmbito deste programa comemorativo, vai ter lugar, às 10h30, um percurso pela desaparecida muralha de Coimbra (depois desta data, a visita ficará disponível mensalmente, na primeira terça-feira do mês), que tem como ponto de partida a Torre de Almedina. Destina-se a alunos do secundário e público em geral e requer inscrição pelo telefone 239 833 771 ou através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra-pt.

Ainda no dia 18, são publicados os primeiros testemunhos, na página de Facebook do MMC e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), da iniciativa “O Guardador de Valor: Testemunhos de Futuro”. Esta ação, com o mote “O monumento é inseparável da História, da qual é testemunho”, convida a comunidade a fazer chegar ao Museu testemunhos orais, fotografias ou desenhos. Estes contributos devem acompanhar a linha do tempo dos edifícios. Segundo o MMC, são tão preciosos os testemunhos mais antigos como os da atualidade, de quem está no presente a fruir destes espaços. Este é um projeto em aberto, que visa a criação de um arquivo de memórias. Os testemunhos poderão ser enviados através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou recolhidos por marcação com os técnicos do Museu e do CACC através dos contactos 239 840 754 ou 239 828 052. No dia 18 de abril, a entrada nos núcleos do Museu e no CACC é gratuita.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM