21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu Moinho das Lapas recebe exposição de cavaquinhos

21 de Maio 2021

O Museu Moinho das Lapas, em Cernache, vai receber, de 5 a 9 de junho, uma exposição de cavaquinhos artesanais e de fábrica. Este programa, promovido pela Junta de Freguesia, em colaboração com a sua Oficina de Música, inclui ainda um workshop de cavaquinho e concertos musicais.

Com o tema “A história do cavaquinho português”, a programação começa no dia 5, às 11h00, com a inauguração oficial da exposição. Segue-se o workshop sobre o cavaquinho, orientado por Pedro Damasceno e com entrada livre. À tarde, às 15h30, tem início o concerto de cavaquinhos, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e do Grupo de Cavaquinhos Cantares à Solta, de Cernache, evento que contará com a participação especial dos alunos da Oficina de Música.

A exposição continua depois aberta até 9 de junho, podendo ser visitada pelo público em geral e também pelos alunos das escolas, cumprindo sempre as normas sanitárias da Direção Geral de Saúde.

Esta exposição vai ficar patente num dos espaços mais emblemáticos da Freguesia de Cernache, uma casa que conta histórias da vila e de uma profissão que tanta importância teve para o desenvolvimento deste território.

Recorde-se que foi já há cerca de 13 anos que a “humilde habitação” de um moleiro se transformou num museu único que conta histórias e vivências de tempos idos, numa singela homenagem aos moleiros de Cernache.

Muito desejado pela população, o Museu do Moinho das Lapas está de portas abertas ao público desde setembro de 2008, dando a conhecer os costumes e tradições, bem como as artes e ofícios que, outrora, asseguravam o sustento de tantos lares. Aberto a visitas guiadas, mediante marcação, propõe um roteiro que dá a conhecer ao visitante o ciclo do pão e da água e a agricultura, os diferentes sistemas de moagem, bem como a sua evolução e a história dos moinhos e dos moleiros.

Neste espaço cultural encontram-se três moinhos que, durante as visitas, mostram como é que os cereais eram moídos e transformados em farinha. Para além de poderem assistir ao vivo a esse processo, podem também visitar a casa, com a cozinha tradicional da época e o quarto do moleiro, e apreciar a exposição permanente que retrata o dia a dia dos moleiros. No final, podem também levar uma recordação do museu e mesmo um saco de farinha moída por si mesmo.

De referir que é também neste edifício, situado no centro da vila, logo ao lado da sede da Junta de Freguesia, que funciona a Biblioteca Anexa Municipal de Coimbra – Pólo de Cernache.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM