A Câmara Municipal de Cantanhede vai apresentar amanhã, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria, numa conferência de imprensa que contará com a presença da presidente da autarquia, Helena Teodósio, e de outros membros do júri, designadamente os docentes universitários Manuela Grazina (presidente), Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.
O Município explica que as Bolsas de Inovação Científica “visam estimular e apoiar a investigação científica inovadora”. Conforme consta da deliberação camarária aprovada para o efeito, serão criadas, nos próximos cinco anos, duas bolsas por ano, no valor de 1.000 euros cada, uma delas patrocinada pela autarquia, outra por António Lima de Faria, eminente geneticista, académico e investigador há muitos anos radicado na Suécia.
As duas prestações pecuniárias anuais destinam-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração num laboratório, em Portugal ou no estrangeiro, o que implica, num e noutro caso, a demonstração do mérito por parte dos candidatos, através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.
Serão admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior, dos 15 aos 35 anos de idade.