23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Munda Lusófono” junta livros e gastronomia em Montemor

11 de Outubro 2019

O “Munda Lusófono” – Encontro Literário de Montemor-o-Velho regressa ao concelho a 26 de outubro, para mais uma edição de celebração da literatura e da lusofonia. Literatura, gastronomia, música e história vão andar lado a lado neste dia especial dedicado à cultura.

O programa apresenta dois momentos distintos, com a realização da já habitual tertúlia e a recriação de uma ceia quatrocentista. Com entrada livre, embora sujeita a reserva, a tertúlia abre o programa, às 14h00, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, dando especial destaque ao romance histórico, num debate e partilha que promete ser emocionante. À mesa, no debate moderado pela escritora Susana Freitas, vão estar os escritores portugueses Maria João Lopo de Carvalho e Lourenço Proença de Moura; o escritor angolano Emílio Miranda; e o pintor cabo-verdiano António Conceição. Haverá, ainda, um momento de animação musical, protagonizado pela Seniormor – Universidade Sénior de Montemor-o-Velho.

A Ceia Quatrocentista, o segundo momento do dia, promete uma viagem até 1450. Os participantes vão ter à sua espera um “surpreendente banquete na companhia da mui nobre senhora D. Isabel de Urgel, Duquesa de Coimbra, Senhora de Montemor-o-Velho e viúva do Infante D. Pedro, e da sua mui casta filha Infanta D. Catarina”. Sujeita a reserva e pagamento de entrada, a reconstituição da Ceia Quatrocentista “inicia-se com o chamamento dos convivas, às 17h30, seguindo-se a indumentária dos convivas per ofícios de boca, visita à casa conventual e igreja, cavalgada pelos arrabaldes, não faltando, durante o mui apetitoso repasto, a aparição de personagens de insigne origem, de dúbia proveniência e de feição jocosa, assim como haverá mui aparatoso folguedo per o deslumbramento de todollos”.

Para reservas ou mais informações, os interessados devem contactar a Câmara de Montemor-o-Velho, promotora deste evento, em colaboração com várias entidades do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM