15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mostra Gastronómica decorre de hoje a segunda feira em Brasfemes

7 de Junho 2019

A Freguesia de Brasfemes apresenta, de hoje a segunda feira (7 a 10 de junho), aquilo que de melhor tem para oferecer. A Feira Gastronómica, que vai já na 18.ª edição, volta a unir a freguesia, através de um programa que aposta na promoção da gastronomia, da cultura e do desporto, num ambiente onde não falta a animação musical.

Promovida pela Junta de Freguesia, esta feira mostra o dinamismo das coletividades e instituições locais, numa festa que, acima de tudo, quer promover o convívio e a confraternização entre os “filhos da terra” e os muitos visitantes que, por esta ocasião, visitam a localidade.

De acordo com o presidente, João Paulo Marques, este é um dos “pontos de encontro” da população, familiares e amigos, sendo já um hábito “os emigrantes e os moradores que estão fora aproveitarem estes dias para regressar e para se juntarem às famílias neste fim de semana de convívio”.

Tal como tem sido habitual, vão reunir-se no Largo Marcelino Ivo de Vasconcelos nove coletividades, que dinamizam as tasquinhas, convidando os visitantes a deliciarem-se com alguns dos petiscos da região, como a famosa chanfana, o sarrabulho, o leitão e os negalhos, não esquecendo também os doces sabores, como o arroz doce e o leite creme.

“Procuramos que este seja um momento de festa para todos. As coletividades juntam-se para dinamizar as tasquinhas e para angariar aí alguma receita para as suas atividades normais”, explica o autarca.

Toda a logística e equipamento está a cargo da Junta, de forma a que as associações só tenham que “chegar, confecionar e vender”, assegura, sublinhando, contudo, que este evento aposta sobretudo na gastronomia e na cultura, sendo o trabalho das coletividades locais muito mais abrangente.

O programa, que integra as celebrações do Dia da Freguesia (que se comemora amanhã, 8 de junho), começa hoje, às 19h00, com a abertura das barraquinhas, seguindo-se a animação pelo grupo popular “Foles e Cantorias de Santa Clara”. À noite, a partir das 22h30, realizam-se as tradicionais fogueiras de S. João, animadas pelo grupo “Adega Manias”.

Amanhã, Dia da Freguesia, o programa começa, às 8h00, com o hastear da bandeira na sede da Junta. Durante a manhã, a partir das 10h00, disputa-se o Torneio de Futebol “Escalões de Traquinas e Petizes”, organizado pelo Real Clube de Brasfemes. As barraquinhas vão abrir (todos os dias), às 11h30 e durante a tarde realiza-se a segunda eliminatória da II Prova Cega de Vinhos de produtores da Freguesia (13h00) e é apresentada a peça de teatro “O Lugar” (18h00). A animação continua com a atuação do grupo “Rádio de Pilhas” (20h00) e com o desfile das marchas populares (21h00), que conta com a participação das marchas de Brasfemes, Santa Clara, Vale do Açor, Cantanhede e Albergaria dos Doze.

No domingo, às 10h00, começa a Feira Sem Regras. A nível da animação destaque para a Mostra de Folclore (16h00) e para as atuações do Grupo Coral Cant’ Ilhastro do Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes e do grupo “Copo e Bucha”.

Na segunda feira destaque para a final da Prova de Vinhos (13h00), para a demonstração de danças modernas (18h00) e para a atuação do grupo de fados “Alma e Voz”.

A Feira Gastronómica de Brasfemes costuma atrair cerca de 2.500 a 3.000 visitantes. João Paulo Marques deixa o convite a todos para que aproveitem estes quatro dias para visitar a Freguesia e para usufruírem deste “ambiente de festa e celebração”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM