13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mortágua promove lampantana até domingo

26 de Março 2021

Começou ontem o XI Fim de Semana da Lampantana, evento que vai decorrer até domingo em 11 restaurantes de Mortágua. Este evento gastronómico, com grande tradição no concelho, decorre desta vez em formato de take away, devido às condicionalismos impostos pela pandemia.

“Não se podendo no atual estado pandémico desfrutar do ambiente e convívio à mesa nos restaurantes, é possível no entanto encomendar e saborear esta especialidade gastronómica do concelho, no aconchego do lar”, explica o Município, recomendando que os apreciadores façam as suas encomendas com antecedência nos restaurantes aderentes.

Apesar desta mudança, a autarquia assegura que esta iguaria típica da região mantém todo o seu sabor tradicional e espera que todos dela desfrutem nestes quatro dias.

O Município recorda que este Fim de Semana da Lampantana era para se ter realizado em final de outubro, início de novembro de 2020 mas o agravamento da situação pandémica levou ao seu adiamento para o primeiro trimestre de 2021. Apesar da pandemia se manter, com o confinamento e os restaurantes encerrados, os promotores decidiram avançar com a sua realização em formato de take away.

A Câmara Municipal de Mortágua divulgou o evento nos seus vários suportes de comunicação e adquiriu ainda caixas para transporte das refeições, que distribuiu pelos restaurantes aderentes, sendo esta também uma forma de apoiar e dinamizar o serviço de take away.

“As pessoas têm esta alternativa, que é poder encomendar e saborear a lampantana nas suas próprias casas, em família e em segurança”, assegura o presidente da autarquia, Júlio Norte, enaltecendo ainda a resiliência do setor da restauração nestes tempos difíceis.

Júlio Norte espera poder realizar, ainda este ano, a 12.ª edição na época habitual, lá para outubro ou novembro, de forma a que a população e os visitantes possam desfrutrar da lampantana “à mesa, em ambiente de convívio”.

Confecionada com carne de ovelha, assada em caçoila de barro, no forno de lenha onde se coze o pão, e servida com batata “fardada” e grelos a acompanhar, a lampantana é, desde tempos imemoriais, uma das especialidades gastronómicas do concelho de Mortágua.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM