21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho requalifica Convento de Nossa Senhora dos Anjos

30 de Outubro 2020

Já estão a decorrer os arranjos exteriores do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho. Esta intervenção, promovida pela Câmara, está integrada na estratégia de desenvolvimento territorial, apoiada numa política de reabilitação urbana, representando um investimento superior a 662 mil euros. A autarquia aposta assim na preservação do património histórico e considera que esta obra, cofinanciada pela União Europeia através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR), “vai ser um dos cartões de visita da sede do concelho, permitindo revolucionar a imagem de um espaço que se encontra subaproveitado, assim como fazer uma ligação mais adequada e acessível entre o centro histórico e as zonas mais recentes da vila de Montemor-o-Velho”.

A requalificação, para além de dar um maior destaque à imponência arquitetónica do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, vai também reforçar a segurança rodoviária e pedonal, dando uma nova urbanidade àquele espaço da sede do concelho, com a criação de passeios, uma praça e lugares de estacionamento. As preocupações ambientais também não foram esquecidas e, como complemento à intervenção de requalificação do espaço, está a ser construído um furo de captação de água com vista a garantir a autonomia da rega dos espaços ajardinados na envolvente do Convento. Recorde-se que se encontra a decorrer, também, uma renovação profunda do interior do monumento com o intuito de lhe dar um novo uso museológico e cultural, representando as duas obras um investimento global próximo de 1,3 milhões de euros.

O Município de Montemor-o-Velho continua assim, mesmo em tempo de pandemia, a avançar com os projetos que considera “essenciais para o futuro do concelho e para o bem estar dos munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM