10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho recebe hoje prova de velocidade

23 de Abril 2021

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho recebe hoje a seletiva interna de velocidade. Em causa, está a disputa do apuramento continental e a definição do representante luso nas vagas em embarcações individuais já obtidas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, inicialmente agendados para 2020 e adiados, entretanto, para 2021, devido à pandemia de covid-19.

“Esta seletiva tem objetivos bem definidos, com tempos de referência fixados no Plano de Alto Rendimento”, explica Ricardo Machado, diretor técnico nacional e vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem. Quem obtiver o melhor registo (desde que abaixo dos tempos de referência fixados) será apurado para, nos dias 12 e 13 de maio, em Szeged, na Hungria, lutar pelas vagas europeias ainda por preencher para as Olimpíadas. “Para esta seletiva foram definidos critérios, com base nos resultados das épocas anteriores”, explica.

Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, os quatro canoístas portugueses do K4 500 metros, já têm lugar garantido em Tóquio. Também o K1 1.000 metros de Fernando Pimenta repete a presença em Jogos Olímpicos, uma vez que, para a seletiva de hoje não há atletas inscritos nesta distância. De referir que as vagas anteriormente mencionadas foram obtidas no Campeonato do Mundo de Velocidade, disputado em agosto de 2019, em Szeged, onde o quarteto foi 6.º classificado na final e Pimenta alcançou a medalha de bronze.

Na Hungria, em 2019, Teresa Portela também garantiu a vaga para Portugal na prova de K1 200 metros, tendo beneficiado dos resultados da final de K1 500 metros para ser bem sucedida, uma vez que, em agosto de 2019, três das cinco primeiras classificadas nos 200 metros também repetiram o top cinco nos 500 metros e a regra diz que libertam a vaga da distância mais curta.

A seletiva interna de hoje vai envolver 22 canoístas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM