17 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho prepara viagem no tempo

12 de Julho 2019

Montemor-o-Velho vai viajar no tempo. O Município vai recuar, no dia 20 de julho, a 1450, através da realização de uma Ceia Quatrocentista onde todos são convidados a jantar com D. Isabel de Urgel, entre outras figuras da época.

Integrado na ação “Somos Património”, que visa experienciar o potencial cultural material e imaterial do Município de Montemor-o-Velho, este evento vai decorrer, a partir das 17h30, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Nesta reconstituição histórica, os participantes vão ser desafiados a viajar até ao século XV e a desfrutar de um banquete com os sabores típicos da época, na companhia das figuras de então, onde o destaque vai para D. Isabel de Urgel, Duquesa de Coimbra, “Senhora de Montemor-o-Velho e viúva do Infante D. Pedro”.

A Ceia Quatrocentista – Uma noite com D. Isabel de Urgel vai começar, às 17h30, com o chamamento dos convivas, seguindo-se “a indumentária dos convivas per ofícios de boca, visita à casa conventual e igreja e cavalgada pelos arrabaldes”. Durante o “repasto” não vai faltar a “aparição de personagens de insigne origem, de dúbia proveniência e de feição jocosa”, bem como os folguedos e a animação.

Nesta ceia destaque para os sabores de então, como “os queijos frescos e secos, enchidos, morcelas, porcus presunctus, empadas atochadas de pescado, empadas atochadas de leguminas, picadinho de vaqua, galinha mourisca, assado de javali, outras viandas, pam meado e pam alvo”. O porco no espeto e o puré de maçã e castanha também fazem parte da ementa, assim como os manjares doces, como a “perada, tigelada, ovos de fio, púcaros de natas com frutos secos, bacios de fruta verde e bocadinhos de queijo fresquo”.

Esta Ceia Quatrocentista é promovida pela Câmara Municipal de Montemor-oVelho, em parceria com várias associações e entidades do concelho. Todos os interessados em participar podem inscrever-se através dos e-mails gfmeas@gmail.com ou geral@cm-montemorvelho.pt ou dos telefones 912 476 004 ou 239 687 040.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM