16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho prepara grande maratona cultural

20 de Setembro 2018

Arte, cultura, tradição, desporto, música, literatura, gastronomia, artesanato e muito convívio vão animar Montemor-o-Velho de 28 a 30 de setembro. Trata-se de uma grande maratona cultural, com 72 horas dedicadas a mais de 30 eventos, protagonizados pelas associações culturais e recreativas que são apoiadas pela Câmara Municipal, no âmbito do Programa de Apoio à Atividade Regular 2018.

Integrada nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, esta maratona vai envolver todo o concelho, desde os espaços recheados de história ou que têm um significado especial para as diversas comunidades, passando pelas associações, enquanto “porta-vozes do património cultural e defensores do património imaterial do concelho”, que, em conjunto, criaram um programa diversificado que promete “três dias frenéticos cheios de ação e repletos de motivos para viver e sentir Montemor-o-Velho”.

O convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho; o Parque de Nossa Senhora das Dores, na Carapinheira; a capela de Santo António, no Casal do Raposo; a Vala da Anobra, em Santo Varão; a Rua da Escola Primária, em Quinhendros; o Centro Equestre, em Montemor-o-Velho; e o Jardim da Vila, em Pereira, são alguns dos locais que vão receber as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.

Organizada pela Câmara Municipal, em parceria com as juntas de freguesia e associações, esta maratona cultural pretende ser, como explica a autarquia, “um espaço de descoberta e aprendizagem, proporcionando um ambiente cultural rico e diversificado”.

O programa abre, no dia 28, às 10h30, no Anfiteatro Municipal, com o evento Music’Art Tradição e Festa. “Masterchef Sénior com pratos típicos da região”, “(RE)encantar memórias”, “Mostr’Arte Neurossensorial”, “O Povo que Vive no Rio… ou o Rio que Vive no Povo!” e “A Cultura saiu à Rua” são alguns dos eventos que marcam o programa, que inclui ainda vários concertos musicais, fado, teatro, exposições e artesanato. De destacar também a realização de um “Jantar Temático” sobre Afonso Duarte, uma “Noite de Talentos”, um ateliê de expressão dramática e captação de novos atores, a abertura solene do ano letivo da Seniormor, a sessão de apresentação do catálogo “Mãos com Arte” e as comemorações do 26.º aniversário da Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva do Amieiro.

O programa não esquece também o desporto, com a realização da III Corrida de Carrinhos de Rolamentos, do Passeio Cicloturístico e dos torneios de sueca e de malha.

As “Sopas da Aldeia”, a música tradicional, una grandiosa garraiada, a procissão em honra de São Miguel, a 10.ª edição dos Tapetes Florais da Freguesia de Liceia e a comunicação “Montemor-o-Velho no tempo de Diogo de Azambuja” são também eventos que dão a conhecer as tradições do concelho e que mostram o seu dinamismo.

Esta maratona cultural vai terminar, no dia 30 de setembro, com o lançamento do livro “A força do associativismo: as coletividades nas povoações da atual União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca”, da autoria de Ana Vanessa Lopes e que vai ser apresentado, às 18h00, na Casa do Povo de Abrunheira.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM