As piscinas de Montemor-o-Velho vão receber um investimento de 500 mil euros, valor que inclui a reabilitação energética e obras de requalificação. De acordo com a Câmara Municipal, as intervenções servem para melhorar as “condições de acessibilidade e de utilização das piscinas, bem como tornar o equipamento municipal mais eficiente e amigo do ambiente, reduzindo em 30 por cento o consumo de energia”.
A obra inclui a colocação de painéis solares e fotovoltaicos e a instalação de um sistema de queima de pellets e estilha.
O projeto de reabilitação energética contempla, segundo a autarquia, a “substituição do revestimento da cobertura e da iluminação tradicional por tecnologia LED, bem como a colocação de caixilharia mais eficiente do ponto de vista térmico”.
Para melhorar a qualidade do ar, o Município prevê a “substituição da unidade de desumidificação, a instalação de uma unidade de tratamento de ar e de uma unidade de gestão técnica centralizada”.
A concretização das obras coincide com o período de encerramento obrigatório das instalações desportivas devido à pandemia e, por isso, as piscinas municipais só devem reabrir no último trimestre do ano.
O projeto, orçado em 500 mil euros, conta com apoio de fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional do Centro, realizando-se ao abrigo do objetivo temático “Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os setores”.