O Município de Montemor-o-Velho, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, está a desenvolver o projeto “Birdwatching no Paul do Taipal”, que visa criar condições para observação de centenas de espécies, sobretudo aves, no seu habitat natural, de forma a preservar assim o valioso património natural e cultural existente no concelho, especialmente no Paul do Taipal.
De acordo com a autarquia, o projeto vai contemplar a reabilitação dos observatórios já existentes, mas também a construção de um novo, sendo ainda complementados pela definição de um percurso, composto uma parte em passadiço e outra por caminhos em terra batida, por forma a permitir, por um lado, a visitação de todo o paul, mas, por outro, a menor intrusão naquele espaço.
A intervenção, cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, contempla, igualmente, a colocação de equipamentos de apoio, tais como papeleiras, mesas, estacionamento para bicicletas, bebedouros, bem como sinalética, uma mesa interpretativa e a produção de material promocional. Para provocar o menor impacto possível junto da avifauna existente, a obra vai ser realizada fora do período de nidificação.
A implantação deste projeto representa um investimento municipal superior a 180 mil euros, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Câmara de Montemor-o-Velho recorda que “o Paul do Taipal é um dos mais interessantes destinos europeus para a observação de um extenso elenco de espécies de fauna e flora protegidas” e que “algumas das centenas de espécies de aves que se podem observar neste verdadeiro santuário natural estão classificadas ou ameaçadas”.
——