A Câmara Municipal de Miranda do Corvo foi reconhecida, em Matosinhos, como Município Amigo do Desporto e Município Solidário. As duas distinções são atribuídas pela entidade Cidade Social e premeiam o trabalho desenvolvido pela autarquia nas duas áreas durante o presente ano.
Na mesma cerimónia, foi também distinguida a Casa do Gaiato como instituição de referência do concelho na área social, nomeadamente no acolhimento de crianças e jovens.
“São dois galardões que nos enchem de orgulho e que nos atribuem uma maior responsabilidade no futuro”, disse na sessão a vice-presidente da Câmara, Ana Gouveia.
A distinção Município Amigo do Desporto realça o trabalho desenvolvido pela autarquia mirandense em ações de promoção e incentivo à atividade física, sendo avaliados parâmetros como a organização desportiva, eventos, programas, equipamentos, estratégias de sustentabilidade ou desporto solidário.
Já o Município Solidário destaca a concretização de ações e projetos de caráter social, destinados a solucionar carências específicas, designadamente dos grupos populacionais mais vulneráveis, proporcionando-lhes melhores condições de vida e promovendo a sua inclusão social.
Ana Gouveia realçou ainda a escolha da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, por ter sido “a primeira instituição solidária do concelho e que, no ano passado, assinalou 80 anos de existência”. A “casa-mãe” da Obra de Rua criada pelo Padre Américo foi representada por uma das crianças que ali está institucionalizada e que, no dia da cerimónia, festejou mais um aniversário.