27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Miradouro da Bela Vista permite vista sobre a cidade

6 de Agosto 2021

Um novo miradouro panorâmico da Bela Vista, na Freguesia de Santo António dos Olivais, permite uma bela vista sobre a cidade. Este projeto, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, englobou ainda a melhoria da circulação pedonal, desde a curva seguinte ao Reservatório de Água, na Rua Vale de Canas, até ao início da Mata Nacional, na Rua da Lagoa; a remodelação da iluminação pública; e o alargamento da via para criação de estacionamento e de integração da paragem de autocarros.

Este novo miradouro permite uma vista sobranceira da cidade, no Picoto dos Barbados, com um ângulo Nascente-Poente. A intervenção realizada nesta área vem valorizar o percurso que liga a cidade de Coimbra à Mata Nacional de Vale de Canas, sendo este um local de grande afluência e de eleição tanto para quem gosta de estar em contacto com o meio ambiente como para quem pratica exercício físico.

“O miradouro consistiu na criação de um conjunto urbano composto por uma pérgula e guarda metálica semitransparente, intercalado com bancos virados para a paisagem. A empreitada incluiu a construção de muros de suporte, ligeiramente avançados sobre a encosta, permitindo um espaço pedonal amplo, alguns lugares de estacionamento e a integração da paragem do autocarro que atualmente existe ligeiramente abaixo”, explica a autarquia.

Adianta ainda que a pérgula terá vegetação trepadeira por forma a criar alguma sombra, especialmente em dias mais quentes, bem como dois tipos de iluminação, uma de menor intensidade associada às vigas horizontais sobre a guarda metálica e outra iluminação a ladear a pérgula.

Recorde-se que esta obra foi consignada em fevereiro de 2020, tendo em vista a criação de um espaço panorâmico na Rua Vale de Canas, na Freguesia de Santo António dos Olivais, representando um investimento de cerca de 260 mil euros. Os trabalhos de repavimentação da via, integrados na empreitada de construção deste miradouro, decorreram esta segunda feira.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM