Com muitos séculos de história, as festas de São Tomé são um dos grandes momentos festivos em Mira, celebrando a história e a tradição deste concelho. Este ano, devido à pandemia da covid-19, as comemorações são muito contidas, resumindo-se às celebrações religiosas.
Este programa em honra de São Tomé começa hoje, às 21h00, com a celebração de eucaristia na Igreja Matriz de Mira, uma missa que vai recordar todos os que partiram no último ano. Depois da cerimónia, haverá um momento de “adoração ao Santíssimo”, terminando a noite com a bênção do “Santíssimo” a todo o concelho de Mira.
Amanhã, às 20h00, é celebrada missa na Capela do Casal de São Tomé e, no final, a imagem do santo padroeiro sairá à rua, em procissão móvel, em carro, até à Igreja Matriz. A noite continua com um momento musical, a partir das 21h30, na Igreja, num concerto protagonizado pelo Coro Legatto.
As cerimónias continuam no domingo, novamente com celebração de eucaristia, às 16h00, em honra de São Tomé. No final da missa, a imagem do santo regressa à capela.
Estas celebrações, organizadas pela Paróquia de Mira, vão respeitar o cumprimento das normas recomendadas pela Direção-Geral de Saúde. De acordo com a informação divulgada, o recinto da igreja vai estar devidamente assinalado, de maneira a serem mantidas todas as condições de segurança. Haverá também um grupo de voluntários que estará presente, para encaminhar e orientar todos os que queiram participar nas celebrações. Os promotores pedem a todos que, no atual contexto de pandemia, “respeitem e sigam as orientações dos voluntários”.
Recorde-se que as festas em honra de São Tomé têm grande tradição em Mira, remontando a muitos séculos atrás. Fazem parte da história deste concelho que todos os anos celebra o seu padroeiro com um atrativo cartaz cultural e de animação, num programa que se prolonga por vários dias, conciliando a vertente religiosa com a parte da animação profana, sendo esta assegurada pelo Município.
A pandemia está, contudo, a condicionar todas estas realizações, fruto do aumento do número dos contágios, que continua a ser também preocupante neste concelho. Esta realidade levou, inclusive, ao cancelamento do espetáculo “Sem Maré”, que estava agendado para amanhã e domingo, no Jardim do Visconde. Este evento integra a programação em rede “Os nossos e os vossos pela Cultura”, uma proposta cultural itinerante que junta os municípios de Mira, Tábua e Vagos na criação de um projeto que visa promover o acesso universal à cultura de todos os cidadãos com um conjunto de atividades que vão desde o teatro à música, passando pelo videomapping e pela dança. Para além dos atores que integram a equipa, este projeto conta também com o envolvimento de associações locais e outros agentes que, devido à pandemia covid-19, viram a sua atividade drasticamente reduzida, valorizando desta forma a produção cultural local e criando condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios. Lamentavelmente, é também a covid-19 que condiciona agora esta realização, que decorria precisamente no fim de semana em que tradicionalmente Mira está em festa.